A Importância de UX para Projetos: Melhorando a Experiência do Usuário
No mundo digital de hoje, a experiência do usuário (UX) desempenha um papel fundamental no sucesso de um…
Escrito por Mauricio Shinmi
Você que está começando a estudar sobre usabilidade (UX), o livro de Steve Krug (Don’t make me think) é praticamente essencial como material de apoio. Focado na experiência do usuário na internet, onde o título mesmo descreve (não me faça pensar), demonstra a filosofia de design centrado no usuário (UX).
O livro é esse aqui na imagem abaixo:
OBS: Apesar de algumas práticas já se tornaram antiquadas para os dias de hoje, ainda é um excelente livro de aprendizado.
Bom.. Sem mais delongas, abaixo a lista com as 10 dicas (lições) de usabilidade que você pode aprender com o livro. São lições simples, que fazem você refletir como anda o desenvolvimento de seus projetos na web e descobrir porque essas mudanças de usabilidade fazem a diferença.
1) Usabilidade significa…
Usabilidade significa fazer algo que funciona bem, e que uma pessoa não muito experiente consiga usá-lo para a sua devida finalidade, sem nenhuma frustração durante esse processo.
2) Aplicações Web devem ser auto explicativas
Tanto quanto for possível, quando um usuário olhar para uma página web, toda a navegação ou funcionamento da interface deve ser evidente. Óbvio. Auto explicativo.
3) Não me faça pensar
Os usuários não gostam de quebra-cabeças na hora de fazer as coisas. Isso é fato. Se as pessoas que projetam interfaces não se importarem suficientemente em criar coisas óbvias, podem abalar diretamente a confiança dos usuários sobre o seu site.
4) Não desperdice meu tempo
Na maior parte das vezes, o nosso uso da web é motivado pelo desejo de poupar tempo. Com a concorrência estando a apenas um clique, os usuários tendem a estar em constante movimento. Um segundo perdido desnecessariamente pode resultar em um pulo na concorrência.
5) Usuários ainda são apegados ao botão de “voltar”
Mesmo com uma boa usabilidade, não é difícil ver usuários errando o caminho de vez em quando durante a navegação. Para isso, basta um clique equivocado em um momento de pressa. Por isso, o botão “voltar” é o recurso mais usado dos navegadores.
6) Nós somos apegados ao hábito
Quando um usuário encontra algo que funciona, ele irá usa-lo, mesmo que funcione mal. É praticamente certo que os usuários usem os elementos de interface que eles sabem que funcionam, e dificilmente procurarão algo que funcione melhor.
7) Sem tempo para conversa fiada
“Encher linguiça” é como uma conversa fiada: tema livre, sem objetivo, apenas para ser sociável. Mas a maioria dos usuários da Web não tem tempo para conversa fiada, e querem ir sempre direto ao ponto. Por isso, seja objetivo e elimine a conversa fiada o máximo possível.
8) Não esqueça da pesquisa
Parte substancial dos usuários, ao entrar em algum site, irão procurar imediatamente um campo de busca. Muitas vezes, efetuar uma pesquisa é bem mais prático do que procurar um conteúdo via navegação.
9) Usuários criam mapas mentais
Quando voltamos para alguma parte de um site, ao invés de procurarmos uma informação através da navegação estabelecida (como da primeira vez), tentamos lembrar da hierarquia conceitual para refazer nossos passos efetuados anteriormente.
10) Torne fácil a volta para casa
Manter um link para a “página inicial” sempre à vista é uma garantia de que não importa o quão perdido o usuário possa estar, ele sempre poderá começar de novo.
Mauricio Shinmi
Com 17 anos de experiência na área de marketing digital e SEO, está na lista dos 50 maiores especialistas de Wordpress do Brasil, faz parte do conselho de tecnologia e inovação de Presidente Prudente - SP, certificado 8'Ps, UX, Google Sales e sócio fundador da Oxigenweb.
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