12 Dicas de como criar uma Landing Page de sucesso
Escrito por Alana Rosa
Landing Page significa página de destino, de aterrissagem, e sua criação é uma das prioridades da otimização de um site. É a página aonde o visitante chega ao seu site quando ele clica em um resultado de busca ou em um anúncio de banner ou links patrocinados.
Usada estrategicamente para vender serviços ou produtos, uma página de destino serve como um funil, levando o usuário direto à outra página final, sobre o assunto que ele deseja. Qualquer página que você direcionar o tráfego pode ser considerada uma Landing Page, mas existem algumas regras gerais que toda página de destino segue (ou deveria seguir). Como por exemplo, ter um cabeçalho atraente, textos interessantes, navegação mínima e um formulário otimizado.
Este tipo de página é muito importante, pois influência o usuário a se tornar um lead ou um cliente, sem contar que geralmente ela tem, somando, a maior quantidade de acessos de um site. Elas coletam dados adicionais sobre os leads, capturam informações dos visitantes através de um formulário e podem aumentar em até 47% as vendas de uma empresa. Além disso, tudo existem outras vantagens de extrema importância para o seu negócio;
- Aumentam a conversão de um produto ou isca digital
- Evita distrações do usuário e incentiva uma tomada de ação
- Mantém o fluxo de informação entre fontes de tráfego como anúncios e produto.
- Seu cliente vai achar exatamente o que procurava
- Você terá uma página mais chamativa e eficiente
- Custo insignificante em relação ao potencial benefício
Sabendo que poucas pessoas entendem a importância, e muito menos, aplicam todos os princípios corretos para uma Landing Page de sucesso, aqui vão 11 passos de como fazê-la da maneira certa:
- Deixe a proposta clara
Qual é a primeira impressão que sua página deixa para o usuário? Ele está no site que esperava? E principalmente, entendeu o que é está pagina? - Use um Call to Action
É aqui que você vai mostrar ao visitante o que é possível fazer na página, como baixar algum arquivo ou enviar um pedido de orçamento. - Tenha um Layout leve
Clareza no layout, para que o usuário possa se localizar e navegar com facilidade. - Seja objetivo
Não exiba todas as informações que existem sobre o seu produto. O seu objetivo é vender, então é importante focar nos pontos principais, aqueles que são os grandes diferenciais. São eles que chamam a atenção do cliente. - Utilize recursos visuais
Imagens que são facilmente reconhecíveis, como símbolos, justamente onde você quer chamar a atenção. - Faça testes A/B
É necessário você testar o que cada mudança pode trazer de benefícios para atrair a atenção do visitante. Afinal, a intenção é aumentar a conversão. - Integração
Integração significa também garantir que as suas páginas estejam integradas com outras tecnologias de marketing. - Categorize e pontue os visitantes
- Pense na experiência do usuário
- Deve ser planejada para fontes de tráfego específicas
Ao direcionar cada fonte de tráfego separadamente você vai não só obter melhores taxas de conversão, mas também avaliar o desempenho de tráfego diferente fontes comparadas entre si. - Não deve fazer parte do seu website
É importante usar uma página dedicada que não faça parte do seu site. - Não fuja do tema
Para manter o visitante dentro da página você deve dar o que ele estava procurando. Procure não fugir do tema que o trouxe para página.
A criação de uma escala de classificação relativa irá ajudá-lo a avaliar o grau de qualidade dos visitantes em todas as campanhas.
Não nas páginas, é o que o impede a fazer uma ação.
Criar uma Landing Page é uma tarefa obrigatória se você procura pela prosperidade em seu empreendimento.
Sobre o autor
Alana Rosa
Estudante de Publicidade e Propaganda. Movida por sonhos e pensamentos positivos.
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