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No cenário cada vez mais competitivo do marketing digital, contar com ferramentas eficientes e estratégias bem elaboradas é…
Escrito por Alana Rosa
Algumas pessoas até chegaram a dizer que ele acabaria, pela chegada das redes sociais com o avanço da tecnologia, mas isso não aconteceu (ainda bem). O email marketing pode ser uma grande ferramenta para seu negócio, você só precisa saber como usá-lo para isso. Aqui vão algumas dicas de como fazer um e-mail marketing eficaz.
Como já falamos anteriormente, o avanço da tecnologia nos trouxe muitas possibilidades, como comprar, vender, anunciar, tudo pela internet. O e-mail marketing é importantíssimo para o empreendedor chegar até o seu cliente, pelos seguintes motivos:
Agilidade: O e-mail é uma ferramenta ágil tanto no envio quanto na resposta e avaliação do retorno.
Mensurabilidade: É muito fácil medir o retorno do e-mail marketing. As estatísticas do seu site vão indicar: quantas pessoas receberam, quantas clicaram em um link, visitaram seu site, compraram; quantas não desejam, mas receber sua comunicação e solicitam a exclusão da lista, e diversas outras informações.
Interatividade: Um simples link no e-mail possibilita ao destinatário realizar uma ação como retornar uma resposta.
Alta taxa de Resposta: Campanhas de e-mail marketing sérias, com comunicação enviada para destinatários que autorizam o recebimento, tem altíssimos índices de retorno.
Então, vamos lá. Para fazer uma campanha de email marketing, é necessário, claro, uma lista de e-mails para enviar as suas mensagens. Existem várias maneiras de se conseguir uma lista de e-mails. Você pode criar a sua própria (perguntando aos seus clientes os seus e-mails, por exemplo), ou comprar uma lista, algo que você não deve fazer nunca, pelo fato de que a maioria das pessoas que receberem irá deletar antes mesmo de ler, sem contar que nessas listas pode haver endereços falsos e/ou desatualizados.
Infelizmente o e-mail marketing é chamado de SPAM muitas vezes. O spam é o mal uso do e-mail marketing sem considerações éticas, temos razões para você ficar longe disso; o retorno é baixíssimo, para cada pessoa que ler seu e-mail você terá duzentas bravas com a sua empresa, além do risco de ser barrado dos principais provedores e ter seu site tirado do ar.
Existem e-mails com preços baixos, mas você não pode levar isso em consideração, uma vez que seu negócio é colocado em risco, pois o custo para reverter a situação ‘spam’ depois será muito maior do que o eventual benefício. Na hora de escrever um e-mail para lista de contatos não basta pegar um texto padrão e sair mandando para todo mundo.
As pessoas gostam de se sentirem únicas, e receber algo diferente as fazem se sentir privilegiadas na maioria das vezes.
Procure não enviar emails de propaganda, foque no seu conteúdo; você pode deixá-los sempre atualizados falando sobre as novidades, lançamentos de produtos, informações sobre determinadas áreas, enfim. O mais importante é se preocupar com a qualidade da informação para que seu e-mail marketing não seja excluído assim que recebido e, que tenha um alcance cada vez maior trazendo sucesso ao seu negócio.
É fundamental fazer uma avaliação constante de seu programa de e-mail marketing, sem esquecer, de ouvir seus clientes e assinantes, afinal, eles são a razão da existência de tudo isso.
Alana Rosa
Estudante de Publicidade e Propaganda. Movida por sonhos e pensamentos positivos.
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