A importância da presença digital para empresas do segmento alimentício.

Rafael Ladwig

Escrito por Rafael Ladwig

05 | 05 | 2020
Tempo de leitura 3 min de leitura

Não é segredo para ninguém, nem mesmo para os empreendedores mais leigos, que mídias digitais conquistaram um lugar especial na vida dos consumidores. Seja em um site de fofocas, uma rede social ou em uma plataforma de vídeos, sempre existe um espaço reservado para os mais variados anúncios.

Muitos ainda torcem o braço, mas uma presença digital de qualquer marca é essencial e há anos deixou de ser luxo ou opcional. Se em tempos normais esse tipo de ação já era tão importante, como é agora nesse período de crise e (literalmente) pandemia?

O Covid-19 obrigou boa parte dos consumidores a ficarem em casa e consequentemente fez com que o hábito de consumo mudasse. 

É claro que o conteúdo é vasto e cabe análise em vários segmentos e mercados, mas hoje, falarei apenas de um segmento específico com base em um case que tivemos com um cliente em duas cidades: Santo Fogo – Steakhouse (Prudente e Bauru).

Para minha felicidade (e de toda equipe) ambas as unidades do Santo Fogo chegaram à agência com uma presença digital consolidada entre seus públicos e cidades. Engajamento não foi um obstáculo e podiamos focar naquilo que realmente interessava: vender.

Tudo seria uma maravilha se não fossemos surpreendidos pelo Covid-19 e suas consequências. 

Então, foi lançado um desafio. Como reverter a situação de vendas de um cliente alimentício que não vendia apenas comida e sim uma experiência completa? Sim, isso mesmo, boa parte dos clientes que frequentavam o estabelecimento eram apaixonados pelos sabores do cardápio Santo Fogo, mas não abriam mão de ir até o estabelecimento, aproveitar o ambiente, alguns diferenciais que o atendimento oferecia e claro, reunir amigos e familiares em um lugar que certamente agradaria a todos.

Analisando dados de faturamento, era evidente que o público fiel e recorrente era apaixonado pelo sabor, mas muito mais pelo ato de ir ao restaurante. Quando comparado em quantidades e valores, o delivery (que estava disponível desde a inauguração) não chegava nem perto do faturamento pertinente ao consumo in loco. Logo, toda estratégia posterior foi traçada com foco em entregar não apenas o prato e sim a experiência completa.

 

Mega Promoção Combos Delivery! Combos na medida certa para você, seus amigos e sua família. Clique em uma imagem para…

Publicado por Santo Fogo em Sábado, 21 de março de 2020

 

Criamos combos específicos e personalizados para todos os perfis de clientes, ajustamos parcerias com o principais APPs de delivery de cada cidade, reforçamos as equipes de entregadores, analisamos todas as margens de lucro, treinamos as equipes internas e aplicamos condições especiais para pedidos via WhatsApp e em um curto período conseguimos contornar uma situação de faturamento zero, para um faturamento (do delivery) numericamente superior aos resultados anteriores e que ofereceu um alívio para podermos de fato dar atenção nas estratégias para o período posterior à crise.

 

Aproveite nossa promoção Happy Hour em casa para assistir a live do Jorge & Matheus acompanhado com nossas deliciosas…

Publicado por Santo Fogo Bauru em Sexta-feira, 3 de abril de 2020

 

Sei que você deve estar se perguntando “Mas ele não vai dizer nada a respeito de estratégias de presença digital do restaurante?”.

É neste ponto em que quero chegar: já existia uma presença digital da marca. Nós não tivemos que lutar para conquistar espaço no dia-a-dia dos nossos clientes, nós já estávamos lá. Nossos esforços foram totalmente direcionados a um único objetivo: faturar.

 

É isso mesmo! Compre 1 e ganhe outro ???????????????????????? Cardápio Dobrado no Delivery via iFood e Uber Eats nos seguintes…

Publicado por Santo Fogo Bauru em Sexta-feira, 20 de março de 2020

 

Essa é a importância da presença digital da sua marca. Ninguém pode prever o amanhã, mas é essencial que os responsáveis pela comunicação da sua empresa estejam comprometidos e preparados para a pior das hipóteses.

Se você sempre deu atenção a esse detalhe e fez que sua marca tenha uma presença digital consolidada, você está de parabéns e precisa de estratégias internas para entregar aquilo que seu público precisa. Agora, se sua empresa ainda não teve esse resultado, você precisa de ajuda e a equipe Oxigenweb está aqui para lhe ajudar.

Quer saber mais? entre em contato com um de nossos especialistas.

Sobre o autor

Rafael Ladwig

Rafael Ladwig

Universitário, assíduo em séries, fascinado por filmes nacionais, blogueiro e escritor nas horas vagas.

Deixe seu comentário

18 − 7 =

Comentários

Mauricio Shinmi
Parabéns pelo conteúdo!