Adobe compra Figma

Jessica Corte

Escrito por Jessica Corte

06 | 10 | 2022
Tempo de leitura 2 min de leitura

A principal empresa de software a Adobe que abriga os mais renomados aplicativos gráficos e de edição de fotos, como Photoshop e After Effects, anunciou a compra da startup de design online Figma.

Para a empresa, essa compra significou a expansão do seu portfólio em plataformas focadas em colaboração na era do trabalho híbrido, mas essa negociação gerou repercussão no espaço de ferramentas colaborativas e de design. 

Por que a Adobe quer a Figma?

O principal produto da Figma é sua plataforma de design, forte por permitir colaboração baseada em navegador em tempo real, com recursos completos – uma área que a Adobe está atrasada.

A Figma explodiu em popularidade para o design colaborativo de produtos, com uma interface leve e bastante popular entre os profissionais mais jovens e se tornou conhecida pela sua capacidade de refinar seus serviços.

Antes mesmo da pandemia a Adobe já tinha alterado seu modelo de negócios, usando uma nuvem mais poderosa para oferecer serviços sem aplicativos dedicados, recentemente lançou também o Cloud Spaces e o Cloud Canvas, reconhecendo a importância da colaboração baseada em navegador. Porém nesse ponto a Figma já estava muito à frente, desde o início oferece muitos recursos “multiplayer” especificamente direcionados a equipes que trabalham juntas – ponto que a Adobe deixa por desejar.

Além disso, essa negociação representa para a Adobe uma forma de retomar as fatias do mercado que antes pertenciam a ela, já que, recentemente os funcionários da Microsoft, parceira veterana da Adobe, tornaram a Figma sua plataforma de trabalho favorita.

O impacto dessa negociação para o design

A aquisição da Figma pela Adobe representa um crescimento explosivo da indústria do design e reflete o movimento das colaborações entre o design, cada vez mais essenciais para a experiência do cliente e o sucesso dos negócios

Além disso, a união das empresas significa uma forma de reimaginar o futuro da criatividade na web para inspirar comunidades de criadores, designers e desenvolvedores. 

Para o futuro

A fusão das duas empresas pode ser vista como transformadora e pode acelerar a visão de criatividade colaborativa.

Para muitos essa aquisição pode ser vista como uma preocupação para o mercado financeiro e concorrentes, porém a aposta é que a Figma ajude a Adobe a se reinventar para a próxima era do design.

Agência Digital Oxigenweb

A Oxigenweb é uma agência digital que tem sede em Presidente Prudente e filial em São Paulo. Ela oferece um serviço completo e estratégico desde criação e desenvolvimento de sites em WordPress até Marketing Full para você conseguir resultados incríveis.

É mais que uma agência!

Sobre o autor

Jessica Corte

Jessica Corte

Deixe seu comentário

12 − doze =