Alteração do iOS 14 – o que mudou e quem será afetado?
Escrito por Jaqueline Lopes
Se você é profissional de tráfego pago e tem convívio frequente com o gerenciador de negócios do Facebook, muito provável que você já se deparou com o novo comunicado da plataforma referente as alterações que vão ocorrer em breve do iOS14. A Apple anunciou que essas alterações vão ser lançadas essa semana.
Mas afinal, o que muda com essas alterações para os usuários do iOS14?
Para os usuários a única coisa que muda é que, a partir da alteração eles poderão decidir se querem ou não compartilhar alguns dados de conversão com o Facebook. Os usuários vão receber uma notificação para aceitar ou desativar esse compartilhamento no momento em que realizar algum evento de conversão dentro da plataforma.
E para os profissionais de tráfego, o que muda?
À medida que os usuários dos dispositivos iOS 14 desativarem o rastreamento pelo opt-out, os profissionais da área terão mais dificuldade para criação de anúncios personalizados e os relatórios de desempenho apresentarão limitações para eventos de conversão em aplicativos e na web.
As informações poderão sofrer um delay de 24h a 48h para aparecer nos relatórios e dados de conversão como idade, sexo, localização e hora não estarão mais disponíveis.
Outro problema que ocorrerá é o overlaps de público (sobreposição de público), como por exemplo excluir pessoas que já compraram ou efetuaram determinado evento de campanhas com foco em atrair público para o topo do funil.
O Facebook é conhecido por oferecer essas “mágicas” de segmentação e essa limitação vai impactar na mensuração e qualificação da audiência personalizada.
Aí você pode estar se questionando: – Aaaah, então é mais facil somente para quem usa o sistema Android. Você acha mesmo que o Facebook vai mudar a forma de receber os dados somente para a Apple? Com todo esse tempo em contato com as atualizações de Mark Zuckerberg acredito que é mais provável que ele mude a plataforma como um todo na forma de receber e processar dados.
Em resposta a Apple, o Facebook passará a processar os eventos de conversão através da Mensuração de Eventos Agregados, um meio de preservar a privacidade dos usuários e oferecer suporte as empresas anunciantes. Essa tentativa é um meio de remediar as quedas em performance e/ou liberar recursos para otimizar dados e campanhas que poderiam estar guardadas para um projeto futuro.
E como funciona a Mensuração de eventos agregados?
Se o seu objetivo é anunciar em campanhas otimizadas que ocorrem nos aplicativos, será necessário atualizar o SDK do Facebook para iOS 14 versão 8.1, na plataforma de suporte do Facebook tem o passo a passo de como fazer isso.
Se o objetivo é veicular anúncios de conversão que ocorrem no site, será necessário fazer os ajustes abaixo:
Verificar o domínio do site: dentro do Gerenciador de Negócios, tem uma aba de Segurança da marca e na opção domínios você conseguirá fazer essa verificação. É fundamental ter apenas um pixel por site.
Eventos: será possível configurar até 8 eventos por domínio e entre eles você classificará por ordem de prioridade. Se por acaso, a sua primeira opção foi bloqueada o Facebook tentará as próximas
Os eventos que não estiverem em sua lista de prioridade (os 8 já citados) poderão ser usados em relatórios parciais no Gerenciador de Anúncios e no direcionamento de Público Personalizado do site.
Abaixo um trecho que retrata como o Facebook está trabalhando para solucionar esse problema.
Nossa solução é análoga à mensuração de cliques privados da Apple, mas foi desenvolvida para solucionar os principais casos de uso de anunciantes que não foram abordados pela proposta da Apple. A mensuração de eventos agregados continuará a evoluir com as próximas alterações do navegador para ajudar nossos anunciantes a oferecer suporte à privacidade do consumidor.
Outra novidade divulgada pela equipe de Mark é que as informações do WhatsApp serão enviadas para dentro da plataforma do Facebook em breve, ampliando assim, a forma de captarmos dados dos usuários para criarmos audiências personalizadas.
E você, o que achou dessas mudanças?
Há quem diga que a Apple foi egoísta, por determinar essa novidade sem mesmo consultar o mercado. Já a Apple traz essas mudanças apontando como prioridade a segurança dos seus clientes.
Comenta aí, e continue nos acompanhando mais novidades.
Sobre o autor
Jaqueline Lopes
Formada em Publicidade e Propaganda. Analista de Marketing Digital. Atuante em estratégias de SEO, Google Adwords, Google Shopping e Redes Sociais.
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