Atração de seguidores e possíveis leads em marketing digital

Gabriela Chaves

Escrito por Gabriela Chaves

11 | 05 | 2021
Tempo de leitura 5 min de leitura

As redes sociais geram tráfegos gigantescos com mais de bilhões de usuários por dia. Se você quer que o seu negócio ganhe um espaço notável, é preciso estar sempre atualizado e acompanhar a evolução do marketing digital. 

Nós já sabemos que é indispensável estar conectado e que a internet é um grande mar com infinitas possibilidades, mas, foi-se o tempo em que era possível navegar tranquilamente no oceano azul. Com tantos conteúdos e informações gerados por minuto, uma notícia de uma semana atrás já é considerada antiga; o álbum musical daquele seu cantor favorito de um ano atrás já é considerado pré-histórico. 

Para atrair, engajar seguidores, coletar leads, converter e fidelizar o seu público, você tem duas opções:  Remar sem parar e acompanhar o fluxo, ou é melhor tomar cuidado para não tombar o barco e se afogar.

Seja você é um confeiteiro, mecânico, influenciador digital, professor, diarista, manicure … não é novidade para ninguém que ter uma página no Facebook, um perfil no Instagram ou um canal no Youtube é muito mais rentável do que as mídias tradicionais, uma vez que não é necessário um investimento inicial. Com a câmera do seu celular, tempo livre e um pouco de criatividade, o seu negócio passa a existir facilmente na rede, e está aparentemente pronto para fazer o maior sucesso. 

Note que eu disse aparentemente pronto. É realmente muito mais fácil do que abrir um espaço físico, mas, em pleno 2021, sinto lhe informar que para manter-se firme nas redes é preciso muito mais do que boas intenções e a esperança de uma rápida rentabilidade do seu negócio.

Um fator decisivo para transformar a internet em um campo de batalha por atenção, com certeza foi a pandemia, que iniciou no ano de 2020, influenciando diretamente todos os setores que movimentam a economia do país.

Segundo uma pesquisa da Kantar, marca especializada em pesquisa de mercado, as redes sociais, como o Facebook, WhatsApp e Instagram, tiveram um crescimento de uso de 40% na pandemia, possibilitando que algumas empresas se mantivessem no mercado e gerassem novas oportunidades de emprego. Isso só potencializou o poder das redes sociais, já que nessa crise existe mais do que nunca a necessidade de se reinventar, e as redes sociais são aliadas importantes nesse momento tão delicado.

Mas a pergunta que fica é: como a sua marca pode conquistar novos seguidores e coletar leads de forma eficiente? Como já sabemos, não existe uma “receita de bolo” para conseguir resultados, porém podemos trabalhar com dados e pesquisas comprovadas que reforçam a eficácia de se ter um bom conteúdo na internet.

Hoje tudo se resume em conteúdo e a estratégia de divulgação em cima desse conteúdo. Pensando nisso, separamos 8 dicas para entender melhor esse processo e aplicá-lo no seu negócio!

1. Pense sempre na sua experiência como usuário para definir seus conteúdos.

Uma forma simples e eficaz de identificar a direção correta para as suas publicações é analisando a plataforma em questão com o seu olhar de consumidor. Tire um tempo para analisar aquilo que mais chama a sua atenção na hora de rolar a timeline, se você observa as postagens com calma ou se rola o feed na velocidade da luz, que tipo de conteúdo te faz clicar e seguir um perfil, se você tem preferência por vídeo, foto, stories, feed … faça uma análise e defina o seu perfil nas redes.

2. Crie uma identidade visual que venda

Você já deve ter visto por aí aquele feed todo organizado, com uma ordem de cores, imagens que se completam, e quando olha o conjunto todo, realmente é muito bonito. Uma identidade visual é importante para que o seu público alvo identifique a sua marca rapidamente, e tenha a sensação de que é um trabalho realmente profissional e bem feito. 

Mas de nada adianta ter um feed bonito se a sua conta continua estagnada. Ter uma identidade visual é extremamente importante, mas não se apegue a um padrão se ele não vende ou não funciona para você. Tente descobrir o que agrada visualmente o seu cliente.

3. Faça testes com os seus conteúdos para ver qual gera um maior engajamento

Ter seguidores está diretamente ligado ao conteúdo, vale a pena reforçar. Um conteúdo bem feito além de conquistar seguidores os faz permanecer engajados com suas publicações. Fez uma publicação incrível, com um conteúdo legal e um layout bacana mas não deu engajamento? Então é hora de revisar a proposta. Faça diversos testes com o mesmo conteúdo mudando a disposição do texto, tamanho da fonte, formato e hora da publicação, teste outras hashtags e veja o que mais agrada seu público. Se não resolver, então é hora de repensar a estratégia.

4. Siga pessoas que seguem perfis do mesmo segmento que o seu negócio

Uma das plataformas que mais cresce nos últimos tempos é o Instagram, e com ele você tem a possibilidade de seguir pessoas e fazer a sua rede social crescer mais rápido do que nas outras redes de forma orgânica. Mas você não vai seguir a pessoa e mandar a clássica (e chata) mensagem de “Me segue de volta?” para conseguir um clique no seu perfil. Para acertar o público alvo, escolha perfis que são do mesmo segmento do seu negócio, siga as pessoas que seguem esses perfis. Para fidelizar, voltamos ao conteúdo, se tiver uma identidade visual legal e for interessante, automaticamente a pessoa seguirá de volta. 

5. Utilizar todas as ferramentas adicionais disponíveis na plataforma de divulgação, como Stories, Lives, Reels, IGTV e Shorts.

A tendência por conteúdos curtos e o formato de vídeo cresce a cada dia. Seja no Instagram, Facebook ou Youtube, é importante estar em relevância em todos os segmentos disponíveis de cada plataforma. Por exemplo, nos Stories do Instagram, sempre que você posta algo, o seu perfil fica em relevância para todos os seus seguidores. É importante ter bastante conteúdo diário nos Stories, assim você está sempre entre os primeiros e ganhará mais visualizações.

Outra dica importante: Use e abuse das lives! Interagir e conhecer o seu público é essencial, e durante a live isso acontece em tempo real, o que é ótimo, tanto para você quanto para os seus seguidores.

6. Interagir com o público é essencial 

De nada adianta conseguir seguidores e não interagir com eles. Para manter o perfil em constante crescimento e não perder seguidores, é importante responder as mensagens inbox, comentários, curtir as interações do público e estar sempre pronto para as dúvidas. Quando alguém te marcar em um story, por exemplo, não deixe de repostar. Clientes gostam de atenção e carinho, faça-o se sentir especial. 

7. Coletar leads  

A coleta de leads é muito importante para criar um vínculo com o público que tem um potencial interesse pelo seu produto. Você pode fazer isso através de uma landing page de boas-vindas no seu site, e-books e artigos gratuitos, iscas digitais através de links patrocinados. Não esqueça que o seu desempenho é importante, e você pode contar também com as plataformas de patrocínio como Facebook Ads e Google Ads, isso colocará o seu negócio em relevância durante o fluxo diário nas redes sociais e pesquisas em buscadores.

8. E-mail Marketing

O último passo (mas não menos importante) é usar o seu banco de leads já coletado e converter esse público.  O e-mail marketing serve para muitas coisas: Desde avisar seu cliente sobre promoções e lançamentos, como fidelizar o acesso dessas pessoas com newsletter semanais, artigos e notícias para que você esteja sempre em relevância.

Agora é só aplicar!

Sobre o autor

Gabriela Chaves

Gabriela Chaves

Publicitária, social media e amante da internet. Criando um mundo de infinitas possibilidades.

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