Black Friday 2024 em números: dados e insights para aumentar suas vendas
Você está pronto para descobrir como a Black Friday 2024 pode transformar seus resultados de vendas? No ano…
Escrito por Jessica Corte
A Black Friday 2022 está chegando – acontecerá em novembro no dia 25/11 – e o que para alguns pode ser um momento muito esperado com realizações de compras, para outros pode ocasionar muitas “dores de cabeça”.
Esse é o caso dos proprietários de empresas, que devem se preparar não apenas para o grande volume de vendas, mas também para lidar com quaisquer problemas que possam surgir devido às compras efetuadas.
A fim de ajudar você comerciante, separamos algumas dicas simples e práticas para que o seu negócio esteja protegido de possíveis imprevistos que possam surgir nessa época tão esperada.
Antes de começar as dicas é preciso que você saiba o que é a Black Friday para entender como o seu negócio pode se preparar para esse momento.
Surgida nos Estados Unidos, mais precisamente na Filadélfia, em meados da década de 1950, a Black Friday apareceu em uma sexta-feira de novembro, logo após o tradicional feriado de Ação de Graças americano.
Como se tratava de um dia pós feriado, muitas pessoas aproveitaram que as lojas da Filadélfia estavam realizando promoções para adquirirem o que queriam ou precisavam.
O comércio viu na data a oportunidade perfeita, ainda mais com a proximidade do Natal, tornando-se uma data ideal para iniciar as compras natalinas.
A moda pegou e, anos depois, o termo já estava consolidado por todo o país e acabou sendo exportado para o mundo.
Infelizmente no Brasil, o termo chegou com a fama de “Black Fraude”, isso porque muitas empresas acabavam usando essa data para proporcionar descontos irreais aos seus consumidores.
A prática, totalmente condenável, acabou por abalar a credibilidade dos descontos no país.
Para evitar problemas como esses e não se tornar piada para o seu consumidor é ideal que o seu negócio ofereça descontos reais.
Agora que você já sabe o verdadeira sentido da Black Friday vamos para as dicas:
É essencial que você coloque em um local de fácil visualização todas as políticas relacionadas à jornada de compra dos seus clientes, principalmente se o seu negócio efetua vendas online.
Informações relacionadas ao processo de compra, como a política de pagamento, trocas e devoluções é primordial para quaisquer problemas que possam surgir nesse processo.
Em uma data como a Black Friday, a tendência é que a quantidade de vendas cresça de forma exponencial e nesse meio tempo podem ocorrer imprevistos, principalmente quando você depende de fornecedores e serviços terceirizados de entrega.
Nesse sentido, problemas como demora na entrega podem ocorrer e nestes casos é essencial que o cliente seja comunicado.
O pós-venda é tão importante quanto a venda em si, por isso avisar por e-mail o andamento do pedido com previsões e/ou imprevistos só irá facilitar a comunicação com o cliente, inclusive, ter documentado esses eventos é muito importante caso precise provar algum imprevisto que ocorra.
Mesmo tomando todos esses cuidados alguns problemas podem surgir e a melhor saída nesse caso é contar com um time de especialistas que vão te orientar diminuindo perdas e cuidando da credibilidade da sua empresa.
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Jessica Corte
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