Saiba como evitar prejuízos na Black Friday
Estamos na semana da Black Friday e a pergunta que fica é: Você está preparado para aumentar suas…
Escrito por Jaqueline Lopes
Desde de 2010, ano da primeira Black Friday no Brasil, essa data é muito esperada pelos consumidores para aproveitarem as grandes ofertas.
Realizada sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro, o dia da Black Friday é uma das datas que mais movimentam o comércio online. Em 2021 a data totalizou R$ 4,2 bilhões, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior.
Mas se você empresário acha que só do dia é feita a Black Friday 2022, sinto em te dizer que você está muito enganado, rs!
Para tirar maior proveito dessa data é necessário se preparar. E você sabe como se preparar para a Black Friday? Serão todas as marcas disputando com a sua por atenção dos consumidores. Sendo assim, “vista-se da sua melhor beca” (esteja preparado) para oferecer o melhor para o seu cliente.
Planejamento é a palavra-chave. Definir o período da promoção, os produtos e as ofertas da Black Friday é o primeiro passo.
Todas as condições têm que estar explícitas e muito bem explicadas, tudo o que pode causar dúvidas tem que ser evitado.
Ah, não esqueça de preparar o estoque! Se você já é acostumado a trabalhar essa data, dados dos anos anteriores poderão te dar um norte em relação a isso. Caso seja a sua primeira Black Friday, procure mais sobre as vendas do seu segmento nesta sazonalidade.
Amplie suas formas de pagamentos. Quanto mais diversificada, melhor.
Tenha um site seguro e fácil.
É necessário, além de obrigatório segundo a Lei de LGPD, oferecer um ambiente seguro aos seus usuários.
Conquistar a confiança do consumidor é primordial para sair à frente da concorrência. Ter um site de fácil navegabilidade e responsivo onde a pesquisa, seleção e finalização do pedido ocorra de forma fluída e intuitiva ajudará o seu cliente a finalizar as compras mais facilmente, evitando os famosos carrinhos abandonados.
Seja um Sherlock Holmes!
Espionar os seus concorrentes a fim de criar estratégias relevantes para o seu negócio não tem mal nenhum.
Outra dica interessante de como se preparar para a Black Friday é estudar o que as marcas que mais se destacaram nos anos anteriores fizeram. Garanto que terá bons insights.
O consumidor está cada vez mais esperto em relação às famosas “Blacks Fraudes”. Há tempos que vemos várias reclamações dos consumidores na internet sobre as fraudes e golpes que as empresas dão nessa data.
Crie promoções reais que vão atrair tanto quem já é seu cliente quanto novos para conhecer a sua empresa.
Oferecer frete grátis é uma opção que chama a atenção dos usuários. Estude toda a logística e o que você pode oferecer de benefícios em relação a isso.
Tenha um bom atendimento.
Se o seu site tiver opção de contato via WhatsApp ou chat, prepare-se para oferecer suporte o tempo todo. Ser imediato ao sanar as dúvidas pode evitar uma desistência de compra.
Deixe claras todas as regras de trocas e devoluções para que você e nem o cliente tenha dor de cabeça após a compra.
O pós Black Friday pode ser tão bom quanto o dia propriamente dito. Estreite o relacionamento com a sua base e com os novos clientes que chegaram.
Apresente novos produtos, ofertas, programas de fidelidade entre outros benefícios que sua loja tiver.
Para ampliar e dar voz a toda a sua campanha de Black Friday, crie boas estratégias digitais que vão ampliar o alcance.
Caso não saiba por onde começar, aconselho a procurar ajuda de profissionais especializados, como por exemplo a equipe da Oxigenweb – temos DNA digital e estamos à disposição para ajudar o seu negócio a subir de nível.
Aposto que se você tem um negócio e não tem um site deve estar pensando: “Putz, não vou poder aproveitar essa data? Só quem tem E-commerce?”
Não se engane. Já dizia o ditado – quem não tem cão caça com gato – e é assim que você vai aproveitar essa data para vender mais.
1. Planejamento, esse passo é o mesmo para quem tem site. Prepare-se para receber bem e/ou entregar de forma eficiente;
2. Crie ofertas atrativas e divulgue-as através do WhatsApp e redes sociais;
3. Contar com microinfluenciadores da sua cidade pode ser uma ótima estratégia;
4. Já ouviu falar em Live Commerce? É uma estratégia digital que está em alta e trazendo ótimos resultados. É um tipo de venda online através de uma live. Você prepara ofertas tentadoras para quem estiver te acompanhando em tempo real e depois disso o famoso “boca a boca” pode trazer mais engajamento para as suas redes.
Ufa!
Acho que agora encerramos. Foram tantas dicas que tenho certeza que você terá uma Black Friday muito rentável se colocá-las em prática.Mas se eu pudesse te dar apenas uma dica para você aplicar em seu negócio todos os dias seria esta: FAÇA O BÁSICO BEM FEITO!
Jaqueline Lopes
Formada em Publicidade e Propaganda. Analista de Marketing Digital. Atuante em estratégias de SEO, Google Adwords, Google Shopping e Redes Sociais.
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