Google Analytics 4 – a nova era da coleta de dados
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Escrito por Mauricio Shinmi
Um dos grandes assuntos de tecnologia do segundo semestre desse ano (2016) foram os Chat Bots, famosos “robôs de atendimento”, que oferecem atendimento automatizado em lojas virtuais e outros tipos de sites.
O objetivo é agilizar o processo de atendimento de chamadas recorrentes, que são padrões e fáceis de serem resolvidas.
Um estudo feito pela ABComm, mostrou que 73% dos consumidores preferem ser atendidos por chat.
E apesar dos estudos a pesquisa não mostra se o cliente é atendido por “robôs” ou não. E eles não precisam necessariamente atender somente os clientes finais. Você pode usar a automação para atender um padrão comportamental e encaminhar a pessoa (cliente) para o departamento certo.
Exemplo: “Olá cliente, você está com dúvida no problema X?, posso ajuda-lo?”
Assim que a pessoa aceita esse atendimento é direcionada a um especialista na categoria do produto.
Essa é uma excelente opção para facilitar e aumentar a velocidade dos atendimentos, filtrando as informações e evitando grandes esperas aos consumidores.
O que sabemos é que a grande maioria dos consumidores online se transformam quando realizam alguma compra: ficam ansiosos, inseguros e querem receber o produto o mais rápido possível.
E quando passam por algum problema no seu pedido não se importam de falar com: robôs, pessoas, ou quem for, querem soluções de forma rápida.
Muitas empresas acreditam que estes robôs podem estar envolvidos nesta próxima grande revolução da interação entre pessoas e marcas. Facebook, Microsoft, Telegram, Whatsapp, e tantos outros aplicativos de mensagens devem ser os grandes responsáveis por essa grande revolução.
Durante a conferência F8, o Facebook divulgou a possibilidade de incluir robôs de atendimentos em suas janelas de chat do Facebook Messanger.
A ideia é permitir que páginas ofereçam conteúdo de forma automatizada – como se fosse uma assinatura de newsletter diretamente na janela privada.
Ou até um serviço parecido com um atendimento telefônico onde você precisa apertar botões de acordo com o que quer fazer.
Mauricio Shinmi
Com 17 anos de experiência na área de marketing digital e SEO, está na lista dos 50 maiores especialistas de Wordpress do Brasil, faz parte do conselho de tecnologia e inovação de Presidente Prudente - SP, certificado 8'Ps, UX, Google Sales e sócio fundador da Oxigenweb.
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