A Importância de UX para Projetos: Melhorando a Experiência do Usuário
No mundo digital de hoje, a experiência do usuário (UX) desempenha um papel fundamental no sucesso de um…
Escrito por Mauricio Shinmi
Ano passado fiz um artigo sobre Chatbots, se você ainda não viu segue link: O que é Chat Bots?
Pois é, chegou para o Brasil e com força total e isso é bem bacana, você sabe porque?
Os robôs de “auto-atendimento” oferecem atendimento personalizado para os seus clientes, de forma com que eles não precisem ficar em filas para resolver coisas básicas como: status do pedido, localização, horários e outros.
E isso é importante tanto para o consumidor (tempo) como para o empresário (custos).
Tempo: em dias atuais as pessoas precisam de coisas rápidas e praticas, pois, tempo se tornou algo escasso em nosso dia-a-dia.
Custos: Manter uma equipe de atendimento para responder diversos chamados com as mesmas perguntas é caro, os ChatBots resolvem os problemas através de regras ou inteligência artificial;
Baseado em Regras:
São mais limitados pois dependem de comandos específicos (palavras-chave), ou seja, se você fazer qualquer pergunta que não está em suas regras ele não saberá responder, por isso normalmente já estabelecem os comandos para os usuários.
Baseado em Inteligência Artificial:
Quanto mais as pessoas utilizarem mais inteligente o ChatBot fica, ou seja, ele tem a capacidade de aprender e entender a linguagem natural, não apenas comandos.
“Máquinas devem trabalhar; pessoas devem pensar”
A grande vantagem do ChatBot é exatamente evitar com que os atendentes percam tempo respondendo coisas rotineiras e que poderiam ser resolvidas por robôs, e focarem em resolver problemas específicos onde os robôs não consigam atuar.
Mesmo que eu acredite que 2017 será o ano do ChatBot é importante ressaltar que ainda estamos no começo dessa tendência e vamos ter grandes desafios como: processamento de linguagem natural, inteligência artificial, experiências complementares, tecnologia e outros.
Por isso diversas marcas já abriram suas plataformas para os desenvolvedores criarem ChatBots (como Facebook, Microsoft, Google e até mesmo Apple).
E é isso meus amigos! Fiquem ligados nas tendências de 2017, siga nosso blog e inscreva-se para receber atualizações;
Mauricio Shinmi
Com 17 anos de experiência na área de marketing digital e SEO, está na lista dos 50 maiores especialistas de Wordpress do Brasil, faz parte do conselho de tecnologia e inovação de Presidente Prudente - SP, certificado 8'Ps, UX, Google Sales e sócio fundador da Oxigenweb.
Deixe seu comentário