Como a tecnologia contribuiu para a educação
Escrito por Laura Gotti
As tecnologias de informação e comunicação revolucionaram nosso modo de viver, modificaram a indústria e a maneira como nos relacionamos com outras pessoas e, na educação, o cenário não foi diferente.
A tecnologia contribui para a educação desde a sua inserção na sociedade. Visto que em um ambiente de sala de aula antes o foco era na disseminação de conteúdo, mas passou a ser como navegar em meio à um oceano das informações que estão disponíveis na internet através dos aparelhos digitais. A tecnologia em conjunto com a educação em um espaço institucional fez com que o professor precisasse assumir um papel de mediador e mentor, o que foi ótimo pois refletiu nos estudantes o insight de que eles precisam ter uma participação ativa e autônoma no processo de construção do próprio conhecimento. Podemos dividir esse feito em diversos tópicos, já que felizmente possuímos inúmeros recursos tecnológicos que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. De maneira geral eles podem ser divididos em cinco categorias:
Ambientes virtuais imersivos
Por meio de imagens virtuais, dispositivos de realidade aumentada promovem experiências que misturam o mundo real com o mundo virtual. Esses ambientes são chamados imersivos pois permitem o aprendizado através da experiência e da interação dos alunos. Alguns museus e parques nacionais, por exemplo, já oferecem tours 360º para os visitantes se divertirem e também aprenderem.
Ferramentas de comunicação
São diversos os equipamentos que facilitam a comunicação entre as pessoas envolvidas no processo educativo. As redes sociais, por exemplo, podem incentivar, desenvolver atividades e trabalhar conteúdos vistos em sala de aula.
Já os aplicativos de comunicação como WhatsApp e Telegram estreitam o relacionamento entre as famílias e as escolas, simplificando a troca de informação, como o envio de recados importantes.
Ferramentas de trabalho
As ferramentas de trabalho são qualquer aplicativo ou programa que auxiliam na organização de arquivos e na realização de tarefas, como os recursos de armazenamento em nuvem. Outros exemplos são as ferramentas de edição de texto, foto, vídeo e áudio utilizadas tanto por professores quanto por alunos.
Ferramentas de gestão
São ferramentas que simplificam e facilitam a organização dentro e fora da sala de aula, permitindo que o corpo docente gaste menos tempo com tarefas burocráticas, como planos de aulas, recebimento das lições de casa e correção de provas.
Há também recursos voltados especificamente para a gestão financeira, área que muitas instituições possuem dificuldade em administrar.
Assim como a tecnologia trouxe benefícios para diversas esferas da nossa sociedade atual, os recursos disponíveis também tem impactos positivos na educação como:
· Facilitar o acompanhamento individualizado do aluno;
· Possibilitar que o processo de aprendizagem seja personalizado
· Estimular a autonomia do estudante, tornando-o um agente ativo na construção do conhecimento.
· Auxiliar+ os educadores a gerenciar tarefas burocráticas, tornando o seu trabalho mais prático.
Além disso, a contribuição da tecnologia para com a educação permite que o aprendizado ocorra de maneira contextual e situada, visto que a instrução pode ocorrer em qualquer lugar e a qualquer momento.
Sendo assim, as novas tecnologias podem contribuir para o acesso universal à educação, reduzindo a desigualdade e promovendo a equidade
Sobre o autor
Laura Gotti
Deixe seu comentário