Como ser lembrado pelo seu consumidor

Jaqueline Lopes

Escrito por Jaqueline Lopes

15 | 05 | 2020
Tempo de leitura 3 min de leitura

Nas últimas semanas entre as notícias que mais se destacaram nos sites de assuntos relacionados a marketing e business foram as listas com rankings de marcas mais lembradas pelos consumidores durante a pandemia. E é lógico que as grandes se destacaram.

Marcas como Itaú, Ambev, Magazine Luiza, Santander, Natura, O Boticário, Bradesco, Nestlé, Americanas e Casas Bahia estão entre as mais lembradas por minimizarem a crise do coronavírus, como também por se reinventarem e criarem estratégias que atendessem as necessidades dos consumidores nesse período.

Branding

Mas o que fez com que essas marcas fossem lembradas não é simplesmente elas serem “grandes”, vai muito além disso. Podemos ter o pensamento medíocre de pensar “aah só está lá porque é grande”, mas também podemos ser visionários e analisar o que fez com que essas marcas chegassem onde chegaram.

Com o potencial econômico que elas possuem hoje, a repercussão de suas ações é bem maior, e é claro que elas se destacam. Mas aposto que nenhuma delas começaram no patamar em que se encontram.

E se você acha que ter um negócio local lhe tira essa preocupação de se importar em ser lembrado pelos consumidores da sua cidade, está totalmente enganado.

Na mesma pesquisa do Instituto de Pesquisa & Data Analiytics Croma Insights, em que essas marcas apareceram em destaque, um dado muito importante precisa ser levado em conta, ela aponta que 52% dos entrevistados passaram a consumir em mercados de bairros destacando a força do comércio local nesse período.

E aí, ainda acredita que não precisa se preocupar com a reputação da sua marca perante aos seus consumidores? Ou melhor, ainda acredita que não precisa pensar em estratégias mais humanas para a sua marca?

Uma vez ouvi em uma palestra que se milhões de marcas deixassem de existir nesse exato momento, ninguém sentiria falta. Os consumidores estão mudando, e estão mais preocupados com a experiência que a marca proporciona a eles do que somente a força do nome.

Confira algumas dicas simples de como proporcionar uma boa experiência aos seus consumidores.

  • Trace rotas

Traça e retraça rotas em pleno voo se for possível.

Até você descobrir o que realmente é importante para o seu consumidor, você terá que mudar de rota quantas vezes for necessário. Você precisa atender as necessidades do seu cliente e não simplesmente lhe oferecer algo sem valor.

  • Atendimento

Invista em um bom atendimento. Essa pode ser a única experiência agradável e desagradável a oferecer para o seu cliente.

  • Decisões humanas

Pense em suas estratégias para agradar o seu consumidor e não vise lucros apenas. O lucro é consequência de decisões e ações bem definidas que fidelizam o cliente.

  • Se importe com seu cliente

Mostre que a opinião dele é importante para você. Saber aceitar feedback, analisar, filtrar e pôr em prática faz com que os clientes se sintam parte da construção da sua marca.

  • Pense no futuro

E por último e não menos importante, esteja sempre a frente. Tem situações que são imprevisíveis como no caso da pandemia, nos pegou de surpresa e estamos tomando decisões dia após dia. Mas muitas coisas são previsíveis como novas tecnologias, datas comemorativas, comportamento das novas gerações e se você estiver preparado, com certeza você sairá na frente na concorrência.

E aí, está pronto para investir no seu negócio local e ser lembrado pelo seu consumidor?

Quer saber mais? entre em contato com um de nossos especialistas.

Sobre o autor

Jaqueline Lopes

Jaqueline Lopes

Formada em Publicidade e Propaganda. Analista de Marketing Digital. Atuante em estratégias de SEO, Google Adwords, Google Shopping e Redes Sociais.

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Comentários

Mauricio Shinmi
Excelente conteúdo! Parabéns !

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