Utilizando o social listening no atendimento ao cliente
Escrito por Jessica Corte
Utilizado nas estratégias de marketing em muitas empresas, o social listening pode ser traduzido como escuta social e se trata de uma técnica que identifica comentários e conversas relevantes para uma marca nas redes sociais. O processo parte de termos específicos ou temas relacionados ao universo de comunicação da empresa.
Além de ser aplicado nas vendas do seu negócio, o social listening pode ser usado na produção de conteúdo e na consultoria. Nele tudo é analisado, considerado e transformado em ações para melhorar a relação com os seus consumidores.
É importante perceber que nem sempre as menções vão ocorrer de forma direta, sendo assim, as diversas ferramentas de social listening podem ser utilizadas para monitorar palavras chaves e informações relevantes, mesmo com a distância existente entre os públicos.
Por que usar o social listening?
- Descobrir o que o público realmente pensa;
- Reduz reclamações e impactos negativos;
- Avaliar a qualidade das interações;
- Criar conexões fortes com os clientes
Para que serve as ferramentas de social listening?
As formas de usar as ferramentas de social listening podem variar e ir desde curtir e responder comentários de clientes até gerar insights para novos conteúdos. Além dessas possibilidades você pode:
- Saber o que estão falando sobre a sua empresa,
- Avaliar os sentimentos do público, principalmente em lançamentos e novas campanhas para entender como o público está recebendo seu produto,
- Oferecer suporte,
- Gerar insights,
- E encontrar influenciadores para impulsionar ainda mais a comunicação.
Como usar dados do social listening para gerar conteúdos?
Nos dias atuais, prender a atenção das pessoas é um grande desafio e uma boa estratégia de comunicação pode ser essencial nesse momento. Por isso, separamos algumas dicas para você usar esses conteúdos a seu favor:
- Nas redes sociais: melhore as postagens com ideias originais, monitorando as demandas de seu público
- Nos conteúdos SEO, possibilita conhecer as narrativas em torno do seu segmento identificando termos relevantes para incorporá-los na sua estratégia;
- Crie Infográficos com imagens atraentes e informativas, priorizando dados importantes para ser bonito e relevante;
- O uso de memes é essencial para o alcance e engajamento de uma estratégia multiplataforma.
Os benefícios da social listening vão muito além do gerenciamento de reputação e insights de marketing. A todo momento estão acontecendo conversas online que geram pontos de dados e, com essas ferramentas, é possível ouvir as redes sociais e encontrar as conversas importantes para a sua marca.
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Jessica Corte
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