Conteúdo de relevância: como conquistar o internauta com um assunto pouco atrativo

Natalie Ferreira

Escrito por Natalie Ferreira

15 | 07 | 2016
Tempo de leitura 2 min de leitura

como-escrever-para-a-web

Apresentar conteúdo de relevância e ao mesmo tempo, atrativo, é um desafio para os produtores de matérias para blogs e outros sites. Com o volume de conteúdo sendo publicado todos os dias é fundamental conhecer as estratégias para captar a atenção do seu público e se destacar.

Quando o profissional não domina totalmente o assunto sobre o qual deve escrever fica ainda mais difícil. Muitas vezes os criativos têm dificuldades para produzir conteúdo sobre um assunto específico porque não dominam, ainda mais se o assunto for pouco atrativo e fora de seu conhecimento.

O grande desafio é criar conteúdo útil, que tenha relevância para seu público-alvo e que prenda a atenção do leitor que busca sobre determinado assunto. Para o criativo, pode ser uma oportunidade de expandir seu conhecimento e explorar uma área pouco conhecida, ganhando vantagem sobre a concorência.

Aí vão algumas dicas valiosas para tornar o post mais atrativo:

– Crie títulos que chamem atenção. Transforme um assunto “chato” em algo descontraído;

– Deixe o internauta curioso. Escreva um post que chame para uma continuação, isso instigará o leitor;

– Use boas palavras-chave. Assim, a chance de sua página aparecer nos resultados de pesquisas dos internautas será maior;

Inclua intertítulos e evite fazer parágrafos excessivamente longos. Também vale a pena usar algarismos ao invés de escrever os números por extenso e fazer uso de bullet points e marcações no texto, como negritos e itálicos;

– Ligue o assunto com temas do cotidiano ou da atualidade. Trazer o assunto para a realidade atual e assuntos da mídia podem despertar o interesse do leitor;

O mais importante é manter sempre o conteúdo de relevância, que é aquele que o usuário procura, que oferece respostas às suas perguntas. O objetivo é convencer o leitor a ir além de uma corrida de olhos e realmente ler o seu texto. Para isso, o texto deve ser bem estruturado e manter o foco sempre no assunto principal.

Algumas dicas básicas para produzir um conteúdo de relevância são:

Faça uma seleção do que realmente importa para o tema que você vai escrever. É importante para manter o foco no assunto principal e evitar que o leitor disperse;

Tente descobrir quais perguntas o seu público-alvo está fazendo. Uma boa alternativa é procurar em sites populares de busca na internet quais as perguntas mais frequentes que os usuários fazem sobre aquele assunto;

 – Referências! Busque sempre referências para produzir seu conteúdo e observe o feedback do público em diversas situações, isso lhe mostrará o que seu público-alvo espera de seu post.

 No final você vai descobrir que um assunto pouco atrativo também pode ser interessante e muito útil. Como produtor de conteúdo sua missão é reconhecer as necessidades do público-alvo e fazê-lo se identificar com o material apresentado por você.

Considere todos esses passos e o sucesso da sua publicação estará garantido! Boa sorte com seu post!

Sobre o autor

Natalie Ferreira

Natalie Ferreira

21 anos, estudante de Publicidade e Propaganda, apaixonada por comunicação.

Deixe seu comentário

four × two =