Quais os principais meios de comunicação atuais?
Vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada, onde os meios de comunicação atuais atuam como papel fundamental…
Escrito por Reinaldo Del Trejo
60 dias para a produção do Brandbook e 4 meses para o desenvolvimento do site da Escola Pinheiro. Mais um case de sucesso da Oxigenweb com a união das duas equipes: Marketing e Desenvolvimento.
Desde as primeiras tratativas, a Escola Pinheiro mostrava um posicionamento definido sobre missão, visão e valores. “Foi uma verdadeira surpresa, pois eles tinham clareza de seus objetivos enquanto empresa. Isso tornou o projeto tranquilo e satisfatório”, afirma a Gerente de Marketing Letícia de Souza.
O Gerente de Projetos Ricardo Nakamura destaca que a Escola Pinheiro foi mais que um cliente: “Trabalhamos em parceria com o cliente, buscando sempre dar ideias, sugerindo melhorias e soluções para diversos tipos de problemas encontrados. E cada vez mais esses cases vão sendo referências para as próprias empresas de cada nicho ver o diferencial a partir da entrega da equipe Oxigenweb.”
Primeira etapa: desenvolvimento do Brandbook
Desde a prospecção da Escola Pinheiro, uma coisa estava clara: o cliente sabia que precisava profissionalizar a sua marca, tanto na criação de site, quanto na questão de reforço para unificar a comunicação.
A solução era a criação de um Brandbook para a Escola Pinheiro. Um Brandbook traz todas as diretrizes de identidade visual e a linha editorial com tom verbal e arquétipos estabelecidos para que a marca comunique de forma uniforme.
A Pinheiro está no mercado há 35 anos, o que possibilitou uma produção mais madura, assim como ressalta Letícia. “O brandbook é importante para qualquer empresa por garantir a unidade de comunicação e a criação de uma marca sólida no mercado. No entanto, é preciso entender o estágio de maturidade no qual o cliente se encontra, pois é um processo complexo e que depende totalmente do conhecimento que o empresário tem do seu negócio, seus valores, diferenciais e qual posicionamento assume ou quer assumir no mercado.”
Reuniões produtivas e execução assertiva chegaram a um material completo e pronto para estabelecer um posicionamento mais firme da marca no mundo digital e off.
Segunda etapa: criação do mascote
A Escola Pinheiro trabalha com alunos do Ensino Infantil até o Ensino Médio. Pensando nisso, foi oferecido pela agência a criação de um mascote para deixar a comunicação mais lúdica.
O Pinho foi ilustrado a partir do zero com diversas aplicações na linha de comunicação da empresa – tornando assim a sua comunicação mais interativa e amistosa.
Terceira produção: desenvolvimento do site
O site da Escola Pinheiro estava desatualizado e sem identidade de marca. Após a criação do Brandbook, a equipe de desenvolvimento assumiu o projeto com 4 meses de muito trabalho.
No site da Pinheiro foram desenvolvidos: layout, programação, aplicações de design, matrículas, páginas institucionais, blog e páginas de cursos. Tudo personalizado e seguindo as diretrizes do Brandbook.
O Gerente de Projetos Ricardo Nakamura acredita que a equipe cresceu muito neste projeto e o maior desafio foi o prazo. “O prazo foi um desafio pela quantidade de páginas e funcionalidades. O começo da produção do site foi feito antes do término do Brandbook, o que exigiu integração entre o desenvolvimento, Marketing e cliente”, afirma.
O resultado é um site interativo, responsivo e totalmente personalizado. Você pode acessá-lo aqui!
Desafios da equipe integrada
Quando se cria um Brandbook é muito importante pensar na aplicabilidade do material – indo desde o uso de fontes, cores e elementos. Para o Marketing, o desenvolvimento deste material sendo aplicado na própria empresa foi importante para analisar como um material deste porte pode auxiliar na criação de site.
O resultado foi um verdadeiro sucesso e mais um cliente satisfeito.
Reinaldo Del Trejo
Redator Publicitário com experiência em mídias ON e OFF. Formado em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), atua no mercado publicitário desde 2011. Apaixonado por Literatura, tem dois livros publicados: “O manipulador de Sonhos” e “101 poemas que você não precisa ler” e cursa pós-graduação em Literatura Brasileira pela UniESPG.
Deixe seu comentário