Dia do Publicitário: saiba mais sobre o trabalho desse profissional tão relevante

Oxigenweb

Escrito por Oxigenweb

31 | 01 | 2023
Tempo de leitura 2 min de leitura

Atualmente, o publicitário cresce no mercado, as empresas precisam divulgar suas marcas, produtos ou serviços. Sendo assim, precisam de um bom profissional para fidelizar clientes à sua marca, por meio das mídias online ou mesmo offline.

Justamente por ter uma importância enorme para o mercado, nada mais justo que ter um dia todo dedicado a ele: o Dia do Publicitário.

Como surgiu o Dia do Publicitário?

Essa data foi escolhida para comemorar o dia do publicitário, pois foi no dia 1º de fevereiro de 1966, que a profissão foi regularizada no Brasil por meio do Decreto de Lei nº 57.960. Este decreto regularizou o cumprimento da Lei 4.680, em 18 de junho de 1965, instituindo assim a profissão  Publicitário e Agenciador de Propaganda.

 Qual a função do Publicitário?

A carreira do profissional de publicidade e propaganda é bem versátil, permitindo assim que ele atue em diversos segmentos do mercado. Confira abaixo alguns dos segmentos:

Criação 

Nesta área, o profissional trabalhará com a criação de campanhas que envolvam redação, arte, roteiros e textos de anúncios e também peças.

Social Media

Este é um dos segmentos que mais cresce atualmente, devido ao grande “boom” da tecnologia e, consequentemente, das redes sociais. Sendo assim, o profissional poderá trabalhar em agências de publicidade e até mesmo freelancer, realizando o gerenciamento de contas digitais, propondo estratégias e interagindo com o público.

Atendimento

Os profissionais que ficam na parte do atendimento, em geral, realizam o meio de campo entre os clientes atendidos e a agência. Dessa forma, eles são responsáveis por coletar informações, criar briefings, realizar funções, entre outras funções.

Mídia

Nesta área, o publicitário ficará responsável por verificar e estudar quais são as mídias ideais para obter uma maior assertividade nas campanhas, bem como emissoras de rádio, TV, jornais, redes sociais, etc. 

Como você notou, há diversas oportunidades no mercado para aqueles que possuem o diploma de publicidade e propaganda, tanto dentro de agências, como também em pequenas ou grandes empresas.

Para ter um bom destaque é importante estar sempre atento às mudanças tecnológicas e, claro, nas redes sociais. Assim, é possível elaborar estratégias para se comunicar melhor com o público.

Sobre o autor

Oxigenweb

Oxigenweb

Desde 2009 inovando a comunicação através da tecnologia. Uma agência digital focada em resultados.

Deixe seu comentário

4 × cinco =