Dicas para um Marketing Viral de sucesso
Escrito por Karen Mie
Sabe aquelas propagandas que todo mundo comenta? Que você vê em um lugar e logo vai falar pra alguém? Esse é o chamado marketing viral, que é basicamente algo distribuído de usuário à usuário até se espalhar e “infectar” mais pessoas, muito utilizado por empresários de e-commerce.
Desde a popularização das redes sociais, a internet se tornou uma fonte perfeita para o aumento desse tipo de propaganda, que tem seus benefícios e dificuldades:
Benefícios do Marketing Viral:
- É ótimo para quem quer economizar com divulgação;
- Se bem executada, essa mídia espontânea é sinônimo de eficiência e baixo custo;
- Excelente ferramenta de branding para se posicionar no mercado.
Dificuldades:
- Não são fáceis de obter resultado;
- A propaganda não tem meio termo: ou será um sucesso ou total fracasso;
- Depende não só do conteúdo, mas também da forma de como ele irá fazer as pessoas reagirem.
Um exemplo de marketing viral que atingiu o sucesso esperado foi a propaganda da Dove “Retratos da Real Beleza”, com mais de 65 milhões de visualizações em seu canal oficial e pouco menos de 6 milhões no brasileiro, atingindo os indivíduos emocionalmente.
A propagação do marketing viral depende quase que exclusivamente da reação do público, que vai julgar se a informação vale a pena ser passada a diante e vista por outras pessoas, por isso, são necessárias algumas características para que elas se interessem pelo conteúdo.
Seguem algumas dicas para uma campanha viral bem sucedida.
- Precisa ser criativo para prender a atenção do público;
- Tem que ser inovador para que as pessoas queiram compartilhá-lo;
- Propagandas que despertam emoções, opiniões e comentários fazem mais sucesso;
- O uso de redes sociais sempre ajuda na divulgação;
- Quanto mais plataformas você utilizar para divulgar, mais pessoas serão atingidas;
- Utilize associações rápidas e mensagens claras para que o usuário não se canse da propaganda;
- Incentive o compartilhamento.
Sobre o autor
Karen Mie
Estudante de Publicidade e Propaganda. Adoradora dos pequenos prazeres da vida que não abandona seu fascínio pela criação e fotografia mesmo possuindo redação como hobby.
Deixe seu comentário