Alinhamento da equipe comercial e marketing: o segredo do sucesso
Escrito por Reinaldo Del Trejo
Equipe comercial e marketing não são inimigos. A sinergia entre as equipes é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, ambas trabalham para atingir o mesmo objetivo: gerar leads e vendas.
Como ter sinergia entre a equipe comercial e de marketing?
Para que a sinergia entre as equipes seja alcançada, é importante que haja um alinhamento de objetivos e estratégias. As duas equipes precisam trabalhar juntas para definir as metas da empresa e os canais que serão utilizados.
É importante que haja um fluxo de comunicação constante entre as equipes. A equipe comercial precisa informar à equipe de marketing sobre as oportunidades de vendas, enquanto a equipe de marketing precisa compartilhar com o comercial os resultados e desafios das campanhas.
Alinhamento de expectativa e a realidade
Para que a comunicação entre as equipes seja eficaz, é importante que haja um alinhamento de expectativa e a realidade. A equipe comercial precisa entender as limitações do marketing e vice-versa.
Por exemplo, a equipe comercial não pode esperar que a equipe de marketing gere leads sem que haja um investimento de acordo com a expectativa. Da mesma forma, o marketing não pode esperar que o comercial feche vendas sem leads qualificados.
Quais os desafios nessa batalha no cenário de Marketing digital?
No cenário do marketing digital, a sinergia é ainda mais importante. Isso porque no marketing digital, as ações podem gerar leads de forma rápida e automatizada.
No entanto, para que esses leads sejam convertidos em vendas, é necessário que haja um trabalho de qualificação e acompanhamento por parte do comercial.
Outro ponto importante é o tempo de resposta. Criou o Lead, é importante que ele seja atingido o quanto antes. Já clicou em um anúncio e só foi abordado depois de 30 dias? Você acabou de perder um clique de anúncio patrocinado (e isso quer dizer, acabou de perder grana).
Equipe comercial e marketing jogam no mesmo time
O marketing é o armador da equipe e o comercial é o centroavante – é ele quem guarda. É necessário deixar definido o que a equipe comercial espera do marketing e o que se espera do comercial também.
Isso é válido para empresas pequenas, grandes e médias. Ser realista é importante para um resultado verdadeiro.
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A Oxigenweb é uma agência digital que entende a importância da sinergia entre as equipes. A agência trabalha com um modelo de gestão integrado.
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Sobre o autor
Reinaldo Del Trejo
Redator Publicitário com experiência em mídias ON e OFF. Formado em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), atua no mercado publicitário desde 2011. Apaixonado por Literatura, tem dois livros publicados: “O manipulador de Sonhos” e “101 poemas que você não precisa ler” e cursa pós-graduação em Literatura Brasileira pela UniESPG.
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