Alinhamento da equipe comercial e marketing: o segredo do sucesso

Reinaldo Del Trejo

Escrito por Reinaldo Del Trejo

10 | 10 | 2023
Tempo de leitura 2 min de leitura

Equipe comercial e marketing não são inimigos. A sinergia entre as equipes é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, ambas trabalham para atingir o mesmo objetivo: gerar leads e vendas.

Como ter sinergia entre a equipe comercial e de marketing?

Para que a sinergia entre as equipes seja alcançada, é importante que haja um alinhamento de objetivos e estratégias. As duas equipes precisam trabalhar juntas para definir as metas da empresa e os canais que serão utilizados.

É importante que haja um fluxo de comunicação constante entre as equipes. A equipe comercial precisa informar à equipe de marketing sobre as oportunidades de vendas, enquanto a equipe de marketing precisa compartilhar com o comercial os resultados e desafios das campanhas.

Alinhamento de expectativa e a realidade

Para que a comunicação entre as equipes seja eficaz, é importante que haja um alinhamento de expectativa e a realidade. A equipe comercial precisa entender as limitações do marketing e vice-versa.

Por exemplo, a equipe comercial não pode esperar que a equipe de marketing gere leads sem que haja um investimento de acordo com a expectativa. Da mesma forma, o marketing não pode esperar que o comercial feche vendas sem leads qualificados.

Quais os desafios nessa batalha no cenário de Marketing digital?

No cenário do marketing digital, a sinergia é ainda mais importante. Isso porque no marketing digital, as ações podem gerar leads de forma rápida e automatizada.

No entanto, para que esses leads sejam convertidos em vendas, é necessário que haja um trabalho de qualificação e acompanhamento por parte do comercial.

Outro ponto importante é o tempo de resposta. Criou o Lead, é importante que ele seja atingido o quanto antes. Já clicou em um anúncio e só foi abordado depois de 30 dias? Você acabou de perder um clique de anúncio patrocinado (e isso quer dizer, acabou de perder grana). 

Equipe comercial e marketing jogam no mesmo time

O marketing é o armador da equipe e o comercial é o centroavante – é ele quem guarda. É necessário deixar definido o que a equipe comercial espera do marketing e o que se espera do comercial também.

Isso é válido para empresas pequenas, grandes e médias. Ser realista é importante para um resultado verdadeiro.

Conheça a Oxigenweb: especializada em leads qualificados

A Oxigenweb é uma agência digital que entende a importância da sinergia entre as equipes. A agência trabalha com um modelo de gestão integrado.
E se precisar de uma empresa especializada em marketing digital, aqui fazemos sempre uma estratégia certeira para gerar leads quentes e qualificados.

Sobre o autor

Reinaldo Del Trejo

Reinaldo Del Trejo

Redator Publicitário com experiência em mídias ON e OFF. Formado em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), atua no mercado publicitário desde 2011. Apaixonado por Literatura, tem dois livros publicados: “O manipulador de Sonhos” e “101 poemas que você não precisa ler” e cursa pós-graduação em Literatura Brasileira pela UniESPG.

Deixe seu comentário

quinze − onze =