Estratégias para a Black Friday

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Escrito por Oxigenweb

11 | 11 | 2021
Tempo de leitura 3 min de leitura

Uma das datas que mais movimenta o comércio no Brasil (e no mundo!) é a Black Friday, que perde apenas para o Natal. E mesmo com a atual crise pós-pandemia, a estimativa dos especialistas para este ano é de aumento nas vendas. Segundo eles, 2021 terá “a Black mais digital de todos os tempos”.

Essa é uma ótima oportunidade tanto para os consumidores, que se planejam o ano inteiro para comprar produtos desejados por preços exclusivos, quanto para os comerciantes, que têm a chance de alavancar suas vendas e conquistar mais espaço.

Isso mostra que estar inserido na Black Friday já deixou de ser questão de escolha. É obrigação dos e-commerces que buscam evolução no faturamento de fim de ano.

Portanto, o planejamento da campanha da sua empresa aliada ao marketing digital é extremamente necessário para conquistar os resultados esperados. Veja a seguir algumas estratégias para sua loja virtual aproveitar ao máximo a maior promoção do mundo:

  1. Pré-campanha 

Diversas marcas antecipam algumas ofertas, o que gera mais lucros, além de visibilidade. Funciona como um “esquenta” que apresenta seus produtos e promoções ao consumidor e aumenta a potencialização de vendas no dia da Black em si.

  1. Análise dos concorrentes

De nada adianta preparar as ofertas da sua loja virtual e os preços estarem desproporcionais ao mercado. Faça um estudo e análise dos concorrentes para oferecer descontos reais e que não estejam fora da realidade. Atente-se também ao valor de frete e prazo de entrega da concorrência para adequar os melhores valores e prazos na sua estratégia.

  1. Ampliar seu estoque

Como a demanda irá aumentar, você deve preparar o estoque da sua empresa para suprir a crescente procura. Isso exige planejamento prévio e mapeamento de produtos. Aposte na profundidade e abandone a variedade. Mas o que isso quer dizer? O maior diferencial da Black Friday é oferecer descontos agressivos. Portanto, escolha os produtos nos quais seu e-commerce possa ser competitivo e invista no estoque certeiro.

  1. Estratégias de Marketing Digital

Toda ação de marketing demanda tempo para obter resultados. No meio digital, não é diferente. Por isso, o planejamento antecipado é essencial, no mínimo 30 dias antes. Aposte em remarketing, para pessoas que já compraram no seu e-commerce, utilizando o e-mail marketing e WhatsApp. Foque na divulgação de conteúdo sobre a Black e atente-se também ao engajamento das suas redes sociais, principalmente Instagram e Facebook, que são as principais mídias do momento.

  1. Anúncios patrocinados

Invista em anúncios patrocinados, eles são um grande aliado. Lembre-se de que um bom anúncio pede um diferencial, tanto para redes sociais quanto para Google Ads. Considere que, em muitos casos, esse é o primeiro contato que o lead (futuro cliente) tem com o e-commerce. Por isso, vale a pena utilizar uma propaganda que impacte positivamente o usuário.

  1. Estrutura do site

Apostar em marketing, campanhas e promoções sem possuir um site bem organizado é como dar um tiro no pé. Entre as insatisfações dos clientes na Black Friday, uma delas é a dificuldade de finalizar a compra. Portanto, certifique-se de que a estruturação do site da sua loja online esteja dentro dos conformes para evitar reclamações.

  1.  Meios de pagamento

Diversificar as formas de pagamento abre caminhos para os consumidores. Estruture sua loja virtual e trabalhe com o máximo de opções possíveis. Cartão de crédito, débito, boleto bancário, PIX e até mesmo parcelar a compra em mais de um cartão, garantindo que o consumidor não desistirá da compra por não obter facilidades de pagamento.

  1. Frete e prazo de entrega

Tenha em mente que o consumidor pode não voltar a realizar uma compra na sua loja caso a experiência não tenha sido satisfatória. A seriedade quanto a valores de frete e cumprimento de prazos são fatores fundamentais para fidelizar os clientes.

  1. Atendimento para a Black Friday

Provavelmente a demanda de clientes no dia oficial da Black Friday, 26 de novembro, será muito maior. Por isso, se não houver suporte adequado corre-se o risco de perder um volume considerável de vendas. É necessário treinamento especializado, atendimento reforçado e, acima de tudo, diferencial que faça seu e-commerce se destacar na agilidade e eficiência do serviço de atendimento ao cliente.

  1.  Pós-Black Friday

Como citamos acima, o atendimento durante e após a campanha é de extrema importância para um bom relacionamento com os clientes. Na Black Friday, os e-commerces recebem novos consumidores, aumentando, assim, sua base.

A dica é aproveitar a ocasião para saber o que pode ser aprimorado em sua plataforma, portfólio de produtos, preços, entrega, retornos, dúvidas e outros.

Para isso, use e abuse do e-mail marketing. Ele é o melhor canal para esse tipo de interação pós-venda.

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