Aprenda a como construir uma marca forte em 2025
No cenário competitivo de 2025, a construção de uma marca forte será indispensável para quem busca relevância e…
Escrito por Oxigenweb
Uma das datas que mais movimenta o comércio no Brasil (e no mundo!) é a Black Friday, que perde apenas para o Natal. E mesmo com a atual crise pós-pandemia, a estimativa dos especialistas para este ano é de aumento nas vendas. Segundo eles, 2021 terá “a Black mais digital de todos os tempos”.
Essa é uma ótima oportunidade tanto para os consumidores, que se planejam o ano inteiro para comprar produtos desejados por preços exclusivos, quanto para os comerciantes, que têm a chance de alavancar suas vendas e conquistar mais espaço.
Isso mostra que estar inserido na Black Friday já deixou de ser questão de escolha. É obrigação dos e-commerces que buscam evolução no faturamento de fim de ano.
Portanto, o planejamento da campanha da sua empresa aliada ao marketing digital é extremamente necessário para conquistar os resultados esperados. Veja a seguir algumas estratégias para sua loja virtual aproveitar ao máximo a maior promoção do mundo:
Diversas marcas antecipam algumas ofertas, o que gera mais lucros, além de visibilidade. Funciona como um “esquenta” que apresenta seus produtos e promoções ao consumidor e aumenta a potencialização de vendas no dia da Black em si.
De nada adianta preparar as ofertas da sua loja virtual e os preços estarem desproporcionais ao mercado. Faça um estudo e análise dos concorrentes para oferecer descontos reais e que não estejam fora da realidade. Atente-se também ao valor de frete e prazo de entrega da concorrência para adequar os melhores valores e prazos na sua estratégia.
Como a demanda irá aumentar, você deve preparar o estoque da sua empresa para suprir a crescente procura. Isso exige planejamento prévio e mapeamento de produtos. Aposte na profundidade e abandone a variedade. Mas o que isso quer dizer? O maior diferencial da Black Friday é oferecer descontos agressivos. Portanto, escolha os produtos nos quais seu e-commerce possa ser competitivo e invista no estoque certeiro.
Toda ação de marketing demanda tempo para obter resultados. No meio digital, não é diferente. Por isso, o planejamento antecipado é essencial, no mínimo 30 dias antes. Aposte em remarketing, para pessoas que já compraram no seu e-commerce, utilizando o e-mail marketing e WhatsApp. Foque na divulgação de conteúdo sobre a Black e atente-se também ao engajamento das suas redes sociais, principalmente Instagram e Facebook, que são as principais mídias do momento.
Invista em anúncios patrocinados, eles são um grande aliado. Lembre-se de que um bom anúncio pede um diferencial, tanto para redes sociais quanto para Google Ads. Considere que, em muitos casos, esse é o primeiro contato que o lead (futuro cliente) tem com o e-commerce. Por isso, vale a pena utilizar uma propaganda que impacte positivamente o usuário.
Apostar em marketing, campanhas e promoções sem possuir um site bem organizado é como dar um tiro no pé. Entre as insatisfações dos clientes na Black Friday, uma delas é a dificuldade de finalizar a compra. Portanto, certifique-se de que a estruturação do site da sua loja online esteja dentro dos conformes para evitar reclamações.
Diversificar as formas de pagamento abre caminhos para os consumidores. Estruture sua loja virtual e trabalhe com o máximo de opções possíveis. Cartão de crédito, débito, boleto bancário, PIX e até mesmo parcelar a compra em mais de um cartão, garantindo que o consumidor não desistirá da compra por não obter facilidades de pagamento.
Tenha em mente que o consumidor pode não voltar a realizar uma compra na sua loja caso a experiência não tenha sido satisfatória. A seriedade quanto a valores de frete e cumprimento de prazos são fatores fundamentais para fidelizar os clientes.
Provavelmente a demanda de clientes no dia oficial da Black Friday, 26 de novembro, será muito maior. Por isso, se não houver suporte adequado corre-se o risco de perder um volume considerável de vendas. É necessário treinamento especializado, atendimento reforçado e, acima de tudo, diferencial que faça seu e-commerce se destacar na agilidade e eficiência do serviço de atendimento ao cliente.
Como citamos acima, o atendimento durante e após a campanha é de extrema importância para um bom relacionamento com os clientes. Na Black Friday, os e-commerces recebem novos consumidores, aumentando, assim, sua base.
A dica é aproveitar a ocasião para saber o que pode ser aprimorado em sua plataforma, portfólio de produtos, preços, entrega, retornos, dúvidas e outros.
Para isso, use e abuse do e-mail marketing. Ele é o melhor canal para esse tipo de interação pós-venda.
Oxigenweb
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