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O Facebook deixou de focar em sua proposta original e hoje além de ser uma rede social é um aglomerado de serviços e produtos tecnológicos que oferece inúmeras possibilidades aos seu usuários, sendo responsável por um dos maiores números de acessos em toda a rede.
É claro que para manter esse fluxo de usuários a rede social não mede investimentos e está sempre inovando e buscando por novas estratégias e serviços, sua mais recente aposta é a produção e exibição de séries exclusivas em sua própria plataforma, assim concorrendo diretamente com as empresas que dominam esse tipo de serviço, o Netflix e a Amazon Prime Video.
A ideia é lançar videos em dois modelos diferentes, um com projetos e orçamentos maiores, voltados para exibição na TV, outro voltado pra títulos menores, com vídeos curtos e de baixa produção para serem lançados diariamente na própria rede social.
A estratégia vai além de manter os usuários conectados, visa alcançar uma parcela dos investimentos que empresas realizam em publicidades voltadas a atrações televisivas. Contando com esse alcance, o serviço será gratuito aos usuários, adotando um formato de TV convencional, onde a remuneração será gerada através de propagandas durante a exibição e entre os intervalos das atrações.
O projeto inicial conta com a produção de um pouco mais de 20 séries originais e esta sendo dirigido por Ricky Van Veen, cofundador do site de comédia CollegeHumor e funcionário do Facebook desde dezembro de 2017.
Como nem mesmo o Facebook sabe se o projeto será bem recebido, tudo esta sendo idealizado de forma discreta e não foram divulgados quais temas serão abordados no projeto.
Além da criação de séries, o projeto vai produzir programas de celebridades com intuito de manter o publico jovem na rede social, já que cada vez mais migram para outras plataformas.
Também é alvo do projeto a parceria com ligas esportivas em todo o mundo, com o objetivo de transmitir partidas ao vivo diretamente no feed do Facebook. “Esporte é, provavelmente, uma coisa que tentaremos em algum ponto”, afirmou o CEO e fundador da rede social, Mark Zuckerberg, em uma conferência com investidores.
Não há como prever se o projeto será bem recebido pelos usuários da rede social e talvez exista uma rejeição já que o público pode não ver no Facebook uma plataforma para acompanhar séries e programas. Entretanto, é possível entender a aposta de Mark no projeto, se levado em consideração a aprovação dos usuários com vídeos que já são publicados no feed.
A estratégia já esta sendo adotada por várias outras plataformas (Inclusive o Youtube) que buscam superar a migração de grandes anunciantes para outras mídias.
Não foi anunciado data para lançamentos, mas há indícios que os primeiros vídeos já sejam lançados na plataforma em junho de 2017.
Rafael Ladwig
Universitário, assíduo em séries, fascinado por filmes nacionais, blogueiro e escritor nas horas vagas.
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