Festival de Parintins 2019: Como as marcas se adequam

Jaqueline Lopes

Escrito por Jaqueline Lopes

01 | 07 | 2019
Tempo de leitura 3 min de leitura

Você já ouvir falar do Festival de Parintins que acontece em Parintins/Amazonas? Se ainda não, saiba que você está perdendo uns maiores eventos folclórico do Brasil. Parintins, em uma ilha do Rio Amazonas, que fica a 370km de Manaus e para chegar até lá é só por vias aéreas e fluviais.

Considerada uma das maiores festas populares do país, o Festival atrai milhares de turistas todo ano durante os 3 dias do evento, que sempre acontece no mês de junho.

Assim como os desfiles das escolas de samba são para Rio de Janeiro e São Paulo no Carnaval, o Festival de Parintins é para o Amazonas em junho. Assim como o sambódromo é para o samba, a arena do bumbodrómo é para Parintins.

O evento consiste na disputa entre dois bois bumbás, Caprichosos (representado pela cor azul) e Garantido (representado pela cor vermelha). E é nessas duas cores que a cidade se divide nessa época do ano. O azul e vermelho predominam e são considerados mantos sagrados por ambas as torcidas. Ah, e nem pense que você pode ir para o festival e torcer pelos dois, durante o evento você é obrigado a escolher um dos bois para torcer.

Os dois bois se apresentam por 3 dias, cumprindo todos os 21 quesitos do festival. As apresentações são ricas de referências a mitos, lendas, tradições ou rituais tipicamente indígenas.

Que a festa tem uma proporção gigante e que é encantador, acho que já deu para entender um pouquinho, não é? Mas você deve estar se perguntando, qual o papel das grandes marcas? Como elas se adequam?

Lembra quando eu citei as cores vermelha e azul dos dois bois, pois então, as marcas entram no clima e criam identidades visuais com edições especiais para o evento, até porque precisam agradar as duas torcidas.

Confira como as marcas se apresentam no Festival de Parintins

Coca-Cola

Com a divisão acirrada das torcidas, a Coca-Cola uma das maiores patrocinadoras do evento, teve um grande problema com a torcida da Caprichosos que são representadas pela cor azul, pois eles não consumiam o produto por ser de embalagem vermelha (para você ter noção de quão grande é a disputa). Para solucionar o problema, a Coca-Cola lançou uma lata azul para atender a torcida da caprichoso durante o evento.

Assim como a Coca-Cola vários outras marcas que passaram pelo evento em 2019 ou em anos anteriores também tiveram que se adequar para agradar ambas as torcidas. Clique nas imagens e confira!

Saber se reinventar é a chave do sucesso. Se antes as marcas criavam tendências, hoje o consumidor é quem dita as regras.

Sobre o autor

Jaqueline Lopes

Jaqueline Lopes

Formada em Publicidade e Propaganda. Analista de Marketing Digital. Atuante em estratégias de SEO, Google Adwords, Google Shopping e Redes Sociais.

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