Aprenda a como construir uma marca forte em 2025
No cenário competitivo de 2025, a construção de uma marca forte será indispensável para quem busca relevância e…
Escrito por Jaqueline Lopes
Para quem trabalha com Marketing Digital, a coleta de dados é de muito importancia para sua estrategia. O Google Analytics é uma importante ferramenta de monitoramento e análise de site, sendo considerada uma das mais utilizadas do mundo. E a versão Google Analytics Universal, que vem sendo utilizada por mais de 15 anos, já tem data marcada para o seu fim, e isso vem causando muito burburinho entre os usuários.
Em outubro de 2020, o Google lançou o Google Analytics 4, também conhecido como o GA4, que promete se adaptar mais à realidade em que vivemos, como rastreios de APPs, Web + Apps e ao fim dos cookies.
Mesmo sendo uma versão evoluída da ferramenta, ela está levantando muitas dúvidas sobre a sua performance e o que vai acontecer com os dados captados na versão anterior. O que temos certeza, é que em julho de 2023 não teremos mais GA Universal rodando, então, se você ainda não atualizou, corra!
A primeira e a mais impactante é o fim de cerca de 70% de relatórios prontos que tínhamos assim que instalávamos a tag no site. Agora isso mudou. É necessário configurar os eventos que deseja rastrear. A ferramenta traz alguns por padrão como visualização de página, rolagens, cliques de saída, pesquisa no site, engajamento de vídeo e downloads de arquivos.
Desde o lançamento do GA4, ao criar uma conta Google Analytics o layout que estávamos acostumados já sofreu alterações, mas ainda sim, é possível criar uma versão da UA nela.
De 2019 para cá, quando a ferramenta de busca foi penalizado na Europa por violar a GDPR seus esforços têm sido direcionados em criar uma ferramenta que consiga extrair dados de rastreios sem ferir as políticas de navegação da web, e o GA4 aparentemente é uma resposta às leis de privacidade mais recentes, onde a coleta de dados é feita de maneira diferente.
No Google Analytics Universal a coleta de dados eram feitas através de pageviews, dependia do carregamento da página para carregar o código de rastreio. Já no GA4 essa coleta é feita através de eventos, a ferramenta captura toda interação feita pelo usuário dentro do site ou app, como descer barra de rolagem, pesquisas dentro do site, cliques, entre outros, isso tudo de forma que preserve a privacidade dos navegadores, já que não faz armazenamento de IPs.
O Google garante trazer muito mais insight e relatórios personalizados de aplicativos e sites em uma única propriedade que nos dará maior embasamento de quem é a nossa persona, além de mais informações sobre a jornada do cliente.
Conta também com integração avançadas com outras ferramentas do Google, como:
– Google Ads que permite melhorar a otimização de performance e ROI das campanhas;
– Google Data Studio, onde os relatórios estão ainda mais refinados e eficazes em relação a segmentação;
– Google Search Console é possível personalizar as categorias de dados que você quer acompanhar dentro da plataforma
Outra novidade são as métricas de probabilidade, onde é possível não só analisar o que aconteceu em seu site/app como também prever e se preparar para as próximas ações dos usuários, tudo com base em comportamentos.
Para os apaixonados por SEO a ferramenta atendeu um pedido antigo relacionado a parâmetros de tagueamento de URLs, antes era possível obter 5 informações (origem, mídia, campanha, termo e conteúdo), e agora foram adicionadas mais 3 a essa lista (plataforma, criativo e tática de marketing).
A partir de junho de 2023 ela não computará mais dados novos, como o próprio Google vem avisando dentro da plataforma, mas sobre os dados antigos ainda não houve nenhum pronunciamento oficial.
Ah, e se você estiver prorrogando mudar do GA Universal para o GA4 por achar que vai conseguir migrar os dados de um para outro, saiba que isso não é possível, pois além da estrutura a coleta de dados é totalmente diferente.
Agora quero saber de você? Diante de todas essas mudanças, qual a sua opinião?
Jaqueline Lopes
Formada em Publicidade e Propaganda. Analista de Marketing Digital. Atuante em estratégias de SEO, Google Adwords, Google Shopping e Redes Sociais.
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