Para quê serve o Google Search Console?
O Google Search Console é uma ferramenta essencial para qualquer pessoa ou empresa que deseja melhorar sua presença…
Escrito por Jaqueline Lopes
A UE explicou os efeitos dessa prática perante aos demais concorrentes nos resultados de buscas.
“os dez resultados de pesquisa orgânica de maior ranking na primeira página do resultado da busca geralmente recebem 95% de todos os cliques (com o resultado superior recebendo cerca de 35% de todos os cliques). O primeiro resultado na segunda página dos resultados de pesquisa do Google recebe apenas cerca de 1% de todos os cliques.”
Com isso, em alguns países o Google Shopping obteve crescimento significativo de acesso.
Já os acessos aos serviços dos concorrentes tiveram uma grande queda.
Em 2010 a Microsoft e TripAdvisor fizeram a denúncia junto a UE, mas a acusação só foi formalizada em 2015. Durante 5 anos a Comissão Europeia tentou chegar a uma conciliação, chegando a alterar 3 vezes a proposta.
Para a Comissão Europeia, o fato do Google concentrar 90% nas buscas na Europa ele consegue minar os concorrentes desde 2008, favorecendo o Google Shopping nos resultados de buscas e rebaixando os serviços de comparação dos concorrentes em seus resultados de pesquisa.
O Google se pronunciou com o intuito de minimizar a situação. Ele, porém, comparou sua atuação à de uma porta de entrada. Considerou ainda que a acusação é equivocada, já que há outras opções de busca na internet. Citou como opções aos seus serviços Bing, Yahoo, Quora, DuckDuckGo, Facebook, Pinterest, Twitter e Amazon.
Margrette Vestager, a comissária europeia para concorrência, afirmou, em nota, que:
“o que o Google fez é ilegal de acordo com as regras antitruste da EU”.
“Google criou muitos produtos e serviços inovadores que fizeram a diferença em nossas vidas. Essa é uma coisa boa. Mas a estratégia do Google para seu serviço de comparação de compras não era só para atrair consumidores ao fazer seu produto melhor do que o de outros rivais”, disse a comissária.
“O Google abusou de seu domínio de mercado como uma ferramenta de busca ao promover seu próprio serviço de comparação de compras em seus resultados de busca e removendo os serviços de seus competidores”, pontuou Margrette Vestager, a comissária europeia para concorrência.
“Ele negava a outras companhias a chance de competir no mérito e de inovar. E, mais importante, ele negava aos consumidores europeus a genuína escolha de serviços e todos os benefício da inovação”, completou.
Em nota, o Google declarou imediatamente que discorda das acusações e estuda recorrer da multa, calculada com base na receita da empresa nos 13 países que compõem a área econômica europeia.
Além de ter de arcar com a multa bilionária, o Google terá de:
Se as penalidades não forem cumpridas, o Google estará sujeito a pagar até 5% da receita diária obtida pela Alphabet, sua empresa-mãe.
O Google ainda responde por mais dois processos em abertos por abuso de concorrência: Um sobre o AdSence e o outro pelo sistema operacional Android.
Para nós profissionais de Marketing Digital, atuantes em SEO, Google Adwords e Google Shopping, nos resta acompanharmos o desenrolar dessa história e ficarmos atentos ao impacto que decisão da União Europeia pode causar nos resultados de buscas daqui por diante.
Fonte: g1.com
Jaqueline Lopes
Formada em Publicidade e Propaganda. Analista de Marketing Digital. Atuante em estratégias de SEO, Google Adwords, Google Shopping e Redes Sociais.
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