Guia definitivo para utilizar o Google Trends
Escrito por Reinaldo Del Trejo
Neste artigo você vai aprender como utilizar o Google Trends – um dos principais planejadores de palavras-chave, que vai te ajudar a produzir conteúdos mais poderosos.
Afinal, o que é o Google Trends?
O Google Trends é uma ferramenta gratuita de avaliação de dados para que as tendências de conteúdos sejam analisadas. Ele deve ser utilizado ao lado de outros planejadores, como a ferramenta do Google ADS e o Keywords Everywhere.
A interface do Google Trends é intuitiva. Na imagem acima, você nota a evolução da pesquisa no decorrer dos meses. Esse gráfico pode ajudar na criação de conteúdos para redes sociais e SEO.
Como funciona o Google Trends?
Antes de identificar se a tag vale ou não a pena, é importante fazer uma busca no planejador do Google ADS.
Nele você vai conseguir analisar a média de pesquisas e se a tag vale ou não a pena. Aliado ao Google Trends é possível identificar uma tendência.
Análise de tendências pelo Google Trend
O Google Trends também passa para o usuário a tendência de conteúdos que estão no topo agora. Essa estratégia é interessante para engajamento instantâneo e até mesmo para conteúdos de sites.
Seguir a crista da onda é importante para gerar fluxo, mas lembre-se de encontrar uma saída dentro do nicho do mercado do seu cliente.
Baseado nas tendências, para a Oxigenweb, eu criaria um conteúdo falando sobre Eleições 2022 e o impacto no Marketing Digital. Dessa forma, consigo aproveitar a tendência sem parecer forçado. Mas antes disso, é claro que iria averiguar no ADS se vale a pena trabalhar com esse conteúdo.
Bônus: Keywords Everywhere
Um plugin que vai mudar a sua vida. O Keywords Everywhere traz as tendências das tags, palavras-chave relacionadas e até cauda longa para produzir novos conteúdos.
É só fazer a busca e a mágica está feita. E pode conferir no ADS que as palavras-chave são ÓTIMAS!
Precisa de uma Agência Digital?
Se você é dono de uma empresa e veio parar aqui, pode parecer muita informação. E REALMENTE É.
O indicado é destinar o seu esforço em fazer o que você realmente é bom. Deixe esse trabalho para uma Agência Digital.
E nós da Oxigenweb, somos apaixonados por criatividade e performance!
Sobre o autor
Reinaldo Del Trejo
Redator Publicitário com experiência em mídias ON e OFF. Formado em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), atua no mercado publicitário desde 2011. Apaixonado por Literatura, tem dois livros publicados: “O manipulador de Sonhos” e “101 poemas que você não precisa ler” e cursa pós-graduação em Literatura Brasileira pela UniESPG.
Deixe seu comentário