Impacto das Redes Sociais

Jaqueline Lopes

Escrito por Jaqueline Lopes

14 | 11 | 2013
Tempo de leitura 2 min de leitura

Segundo dados de um estudo realizado pela Revista Business Week as empresas que investiram em mídias sociais apresentaram um crescimento de 18% em suas receitas.

As redes sociais se tornaram um fenômeno emergente e desempenham um papel fundamental na comunicação das pessoas. Diariamente ocorrem milhões de interações nessas plataformas e pessoas “anônimas” ganham voz e se tornam formadores de opiniões.

Páginas como Twitter, Instagram, Facebook, Pinterest e Tumblr além de outros aplicativos como o Foursquare, estão cada vez mais populares e vem transformando o comportamento dos consumidores.

Nas redes, os usuários podem expressar suas opiniões, trocar experiências, criticar, elogiar e recomendar determinado produto ou serviço, de tal forma que se torna impossível de ser ignorado pelos empresários, sejam eles de pequeno ou médio porte.

A revista Business Week publicou recentemente um estudo feito com 100 empresas, e os empreendimentos que investiram em mídias sociais apresentaram melhores receitas, com um crescimento de 18% se comparada às empresas que realizaram um baixo investimento, onde a receita final sofreu uma queda de 6%.

Vale destacar que as redes sociais hoje no país chegam a 55 milhões de usuários e 97% dos empreendimentos brasileiros já estão presentes nos meios online.

Se comparado a outras ferramentas ela apresenta um custo relativamente menor para o crescimento e fortalecimento da marca e contribui para uma melhor relação de custo X benefício.

As empresas que estabelecem um canal de comunicação online ganham maior visibilidade e possivelmente veem as suas vendas alavancarem, aumentando a sua margem de lucro.

O erro comum entre os profissionais que investem nesse mercado é esperar um alto retorno financeiro em um prazo de tempo relativamente curto. Como em qualquer outro recurso, as mídias sociais exigem planejamento e estratégias a serem seguidas, com informações pertinentes ao seu público e que transmitam o posicionamento correto da sua empresa.

Sobre o autor

Jaqueline Lopes

Jaqueline Lopes

Formada em Publicidade e Propaganda. Analista de Marketing Digital. Atuante em estratégias de SEO, Google Adwords, Google Shopping e Redes Sociais.

Deixe seu comentário

16 − um =

Comentários

Jaci
Com certeza, estar nas redes sociais é de suma importância. Ótimo artigo! Parabéns. []'s