Inovações da IA Generativa no Marketing e Google Ads
A evolução do marketing digital está cada vez mais atrelada aos avanços em inteligência artificial (IA). A IA…
Escrito por Natalie Ferreira
O Planejamento estratégico é um processo gerencial que serve para impulsionar a empresa na direção correta e identificar ameaças e oportunidades no mercado. Toda empresa precisa desse planejamento – seja de pequeno, médio ou grande porte -, é dele que depende o sucesso de uma organização.
Esse processo descreve onde a empresa deve chegar, define onde ela está no momento e pra onde deve seguir, incluindo detalhes em todo seu processo para alcançar as melhorias desejadas. É uma espécie de condutor para todos os outros planos de ação de uma organização.
Também pode-se definir o planejamento estratégico como o fornecedor de uma orientação estratégica global para a gestão da organização, que dá uma direção específica para áreas como finanças, marketing, desenvolvimento organizacional e recursos humanos, entre outras, para alcançar suas metas. Todos os outros tipos de planejamento dentro de uma empresa, de todos os setores, devem ser guiados por ele.
– Deve-se colocar tudo no papel: reunir a equipe para discutir e organizar ideias. É importante definir missão, os valores e a visão da empresa. Tudo deve ser registrado;
– Definir os envolvidos: traçar as participações nas decisões dos rumos que a empresa deve seguir para o próximo ano, e o papel de cada setor;
– Reunir informações-chave: reunir as informações relevantes que possam interferir nas decisões, informações sobre o mercado e seu desempenho nos anos anteriores também têm grande utilidade. Informações sobre a concorrência, produtividade da equipe, investimentos, financeiros, etc;
– Definir metas: devem ser definidas as metas a serem alcançadas pela empresa, com prazos definidos. Definir métricas que mensurem qualidade e quantidade dos resultados em relação ao que deve ser atingido;
– Colocar em prática: a parte mais complexa é transformar o planejamento estratégico em planos de ação para cada departamento da empresa. Serão tomadas ações para alcançar os objetivos traçados no planejamento.
É importante saber que para o planejamento estratégico para dar resultados positivos para a empresa, é fundamental da participação de todos os envolvidos no processo, e deve ser uma prática constante e não momentânea.
Natalie Ferreira
21 anos, estudante de Publicidade e Propaganda, apaixonada por comunicação.
Deixe seu comentário