Inovações da IA Generativa no Marketing e Google Ads
A evolução do marketing digital está cada vez mais atrelada aos avanços em inteligência artificial (IA). A IA…
Escrito por Gustavo Tino
Todo conhecimento é válido e toda forma de cultura é bem-vinda, então, por que não Marketing Cultural? De uma maneira simplificada, Marketing Cultural é toda ação de marketing que usa cultura como forma de veiculação, seja para fixar uma marca, um produto ou uma empresa.
Incluem-se neste conceito, sobretudo, o apoio e o patrocínio a atividades culturais, como literatura, dança, música, cinema, teatro, folclore, manifestações culturais e artísticas em geral, por parte de empresas públicas e privadas. É uma estratégia utilizada pelas empresas para que, através de patrocínios a projetos culturais, agreguem valor às suas marcas.
Tendo em vista o déficit em curiosidade pela cultura que o Brasil tem, essas ações de Marketing Cultural podem ser o trampolim que fará isso mudar, pois com mais motivações nesse aspecto as ações culturais aumentam, juntando isso com uma boa veiculação, causa o famoso “unindo útil ao agradável”, que seria a satisfação de ambas as partes (cliente/empresa).
Esse tipo de marketing vem ganhando força no meio empresarial porque apresenta soluções a três novas exigências do mercado: necessidade de diferenciação das marcas; diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público; e a necessidade das empresas se posicionarem como socialmente responsáveis.
No momento em que uma empresa faz uma ação de marketing usando como ferramenta a cultura, ela está fazendo Marketing Cultural, mas nem sempre o patrocínio vem em forma de dinheiro, pode ser uma permuta por passagens áreas (companhias aéreas), estadia (hotéis) ou refeições (restaurantes), mas o importante é que a ação de marketing deve se encaixar perfeitamente ao perfil da empresa, ao público alvo e ao objetivo buscado. Sem equalizar esses três quesitos, público alvo; identidade e objetivos, fica difícil garantir a eficácia da ação.
É importante dizer que o marketing cultural pode vir e deve ser associado a outras ações de marketing, pois não existe uma forma exata para usá-la, mas junções como, promoções; endomarketing; marketing direto; publicidade; marketing de relacionamento e muitas outras ações paralelas, fornecem uma excelente ação de marketing.
É uma ferramenta simples, com efeitos consideráveis, que vale a pena ser explorada em todas as suas vertentes possíveis.
Gustavo Tino
Estudante de publicidade, cafeísta, admirador da filosofia e da mitologia grega
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