Entenda a força do Marketing Digital para B2B
O Marketing Digital para B2B se refere ao conjunto de estratégias digitais que as empresas utilizam para promover…
Escrito por Gabriela Chaves
Com certeza você já ouviu falar sobre o Metaverso.
Em 2021 esse assunto já estava em alta, mas as coisas mudaram para outro nível depois que o Facebook anunciou a mudança do nome da empresa para Meta.
O visionário Mark Zuckerberg investiu mais de US$20 bilhões nesse projeto, e, devemos imaginar que o dono da maior rede social do mundo (com mais de 2 bilhões de usuários), que possui uma empresa avaliada em mais de US$ 1 trilhão, não é de dar ponto sem nó.
Como se já não fosse muito surreal, Zuckerberg disse ainda que pretende investir mais US$ 150 milhões para o desenvolvimento de um ambiente virtual que replique e amplie a realidade.
O interesse das pessoas pelo metaverso multiplicou os valores envolvidos nas negociações de propriedades e outros itens representados por NFTs (tokens não fungíveis) em plataformas já existentes, como Decentraland e The Sandbox.
Somente em 03 vendas o Metaverso movimentou mais de R$30 milhões de reais.
Agora que já temos uma noção de que essa empreitada promete revolucionar um futuro próximo, entendemos que o marketing também será levado para outra realidade.
Assim como tivemos que nos adaptar com a migração da mídia tradicional para a internet, devemos aprender com nossas experiências e estar abertos para esse “novo mundo” que está por vir. Serão novas abordagens, novas formas de consumo, novos meios de vender e se comunicar.
Entenda que, nós vamos sair de nosso mundo real e entrar em mundos virtuais onde teremos uma nova economia, ambiente, moeda e comportamentos.
As marcas vão ter que se adaptar, e para isso será necessário repensar as suas narrativas em três dimensões.
Os profissionais de marketing vão precisar se aprofundar na tecnologia emergente em uma velocidade mais rápida.
A grande diferença é que no metaverso, todos são construtores de mundos, incluindo as marcas.
Assim como fizemos a transição para o meio digital e começamos a utilizar uma otimização, buscando ser encontrados em mecanismos de pesquisa como Google e YouTube, é hora de começar a analisar como seremos encontrados no metaverso.
E como conseguir isso? As marcas terão que reivindicar seus direitos em um mundo, comunidade ou plataforma que corresponda ao seu público.
Os mecanismos de pesquisa serão a porta de entrada para serem encontrados no metaverso.
Ter a palavra-chave “metaverso” em um nome de marca, produto ou título é útil para ser encontrado em canais de pesquisa e sociais por aqueles que buscam esse tipo de interação.
Usar a Realidade Aumentada também é uma solução;
De acordo com o Google:
“A realidade aumentada sobrepõe conteúdo digital e informações ao mundo físico – como se eles estivessem realmente lá com você”.
E aí? Você está preparado para o Metaverso?
Ainda não entendeu direito?
Assista ao vídeo do próprio Mack explicando mais sobre esse novo conceito de internet:
Gabriela Chaves
Publicitária, social media e amante da internet. Criando um mundo de infinitas possibilidades.
Deixe seu comentário