Métricas do Marketing Digital
Escrito por Rebeca
Você já deve ter ouvido falar a respeito das métricas do marketing digital, não é mesmo? Para muitos isso pode soar como um monstro de 7 cabeças, mas é mais simples do que imaginamos.
São nada mais nada menos que indicadores utilizados para medir resultados de ações e campanhas dentro de canais de comunicação de marketing.
Essas técnicas, se bem utilizadas, podem ser um dos pontos chaves para o seu negócio e é com ela que você consegue se nortear e saber onde está errando, qual caminho seguir e traçar novos rumos para que seja alcançado o sucesso. Mensurando esses dados é possível caminhar ainda mais longe.
Aí você pode se questionar: “mas quais métricas eu devo acompanhar no dia a dia do meu negócio? ” Nesse artigo separei algumas que têm um impacto imenso e que te ajudarão a mensurar seus resultados.
Custo por mil impressões (CPM)
Essa métrica identifica qual foi o valor pago para que determinado anúncio ou campanha apareça para mil pessoas. Com essa métrica é possível analisar e controlar melhor o valor investido em suas ações baseado em quantas vezes o seu anúncio foi exibido.
Para calcular é fácil: CPM = Valor gasto com anúncios / impressões dos anúncios * 1000.
Exemplo: CPM = R$ 27.078,69 / 3.413.017 * 1.000 = R$ 7,93
Custo por cliques (CPC)
Essa métrica de desempenho mostra o valor médio pago por um clique dentro de um anúncio ou campanha patrocinada.
A sua fórmula basicamente é: CPC = Valor gasto com anúncios / número de cliques em links
Exemplo: CPC = R$ 27.078,69 / 53.379 = R$ 0,51
Custo por lead (CPL)
Com essa métrica é possível saber o valor de cada lead gerado, dividindo a quantidade de verba investida pelo número de leads gerados, dentro de uma campanha ou anúncio pago.
Exemplo: CPL = 3.000 (Investimento de Marketing) / 328 (Número de Leads)
CPL = aproximadamente R$9,15.
Custo por Aquisição (CPA)
É uma métrica muito utilizada nas mídias pagas, com ela é possível saber qual a verba paga para que o seu público atinja o objetivo principal da campanha, ligado a uma conversão, ou seja, o custo médio por venda ou transação.
A sua fórmula é simples e fácil: CPA = Custo total das aquisições / aquisições
Essas foram apenas algumas das métricas disponíveis no mundo do marketing digital para você mensurar os resultados de anúncios e campanhas pagas do seu negócio a fim de crescer cada dia mais.
Aprendendo um pouco sobre cada um tenho certeza que você estará pronto para avaliar o atual desempenho de suas campanhas e fazer as melhorias necessárias para alcançar ainda mais novos resultados.
Sobre o autor
Rebeca
Formada em Publicidade e Propaganda, apaixonada pelo mundo digital, criação de conteúdos e fotografia. Atuante em Social Media.
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