Métricas do Marketing Digital

Rebeca

Escrito por Rebeca

02 | 08 | 2021
Tempo de leitura 2 min de leitura

Você já deve ter ouvido falar a respeito das métricas do marketing digital, não é mesmo? Para muitos isso pode soar como um monstro de 7 cabeças, mas é mais simples do que imaginamos. 

São nada mais nada menos que indicadores utilizados para medir resultados de ações e campanhas dentro de canais de comunicação de marketing.

 Essas técnicas, se bem utilizadas, podem ser um dos pontos chaves para o seu negócio e é com ela que você consegue se nortear e saber onde está errando, qual caminho seguir e traçar novos rumos para que seja alcançado o sucesso. Mensurando esses dados é possível caminhar ainda mais longe.

      Aí você pode se questionar: “mas quais métricas eu devo acompanhar no dia a dia do meu negócio? ” Nesse artigo separei algumas que têm um impacto imenso e que te ajudarão a mensurar seus resultados.

Custo por mil impressões (CPM)

Essa métrica identifica qual foi o valor pago para que determinado anúncio ou campanha apareça para mil pessoas. Com essa métrica é possível analisar e controlar melhor o valor investido em suas ações baseado em quantas vezes o seu anúncio foi exibido.

Para calcular é fácil: CPM = Valor gasto com anúncios / impressões dos anúncios * 1000.

Exemplo: CPM = R$ 27.078,69 / 3.413.017 * 1.000 = R$ 7,93

Custo por cliques (CPC)

Essa métrica de desempenho mostra o valor médio pago por um clique dentro de um anúncio ou campanha patrocinada.

A sua fórmula basicamente é: CPC = Valor gasto com anúncios / número de cliques em links

Exemplo: CPC = R$ 27.078,69 / 53.379 = R$ 0,51

Custo por lead (CPL)

Com essa métrica é possível saber o valor de cada lead gerado, dividindo a quantidade de verba investida pelo número de leads gerados, dentro de uma campanha ou anúncio pago.

Exemplo: CPL = 3.000 (Investimento de Marketing) / 328 (Número de Leads)

CPL = aproximadamente R$9,15.

Custo por Aquisição (CPA)

É uma métrica muito utilizada nas mídias pagas, com ela é possível saber qual a verba paga para que o seu público atinja o objetivo principal da campanha, ligado a uma conversão, ou seja, o custo médio por venda ou transação.

A sua fórmula é simples e fácil: CPA = Custo total das aquisições / aquisições

Essas foram apenas algumas das métricas disponíveis no mundo do marketing digital para você mensurar os resultados de anúncios e campanhas pagas do seu negócio a fim de crescer cada dia mais.

Aprendendo um pouco sobre cada um tenho certeza que você estará pronto para avaliar o atual desempenho de suas campanhas e fazer as melhorias necessárias para alcançar ainda mais novos resultados.

Sobre o autor

Rebeca

Rebeca

Formada em Publicidade e Propaganda, apaixonada pelo mundo digital, criação de conteúdos e fotografia. Atuante em Social Media.

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