Neuromarketing o que é ?

Oxigenweb

Escrito por Oxigenweb

05 | 01 | 2015
Tempo de leitura 2 min de leitura

Neuromarketing

O que define a decisão de compra?
O que é Neuromarketing?
O que é Psicologia do consumidor?

Essas perguntas têm sido feitas por muitos profissionais, pois as repostas têm total influência no estímulo de compras que será emitido por profissionais de marketing, publicidade e propaganda, design, psicologia enfim, a decisão de compra influencia uma grande cadeia de produção porque tem influência direta no resultado final.

PESQUISA NEUROMARKETING: Realizadas em grandes centros acadêmicos de neurociência.
SERVIÇO NEUROMARKETING: Análise de mídia e pesquisa de mercado.
NEUROMARKETING APLICADO: Consultoria, treinamentos e livros.

Neuromarketing também pode ser chamado de psicologia do consumidor. Psicologia como a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, está totalmente ligada à Publicidade, pois ao estudar como o ser humano se comporta e o que internamente o leva a se comportar de tal maneira, acaba tendo teoricamente em mãos o material necessário para persuadi-lo. Estas ideias são ratificadas por Myers (1999).

Branding: Processo de criação de uma marca produto ou serviço, essa criação com base em técnicas de neurociência é significativamente mais eficaz.

Design de produto e inovação: Seguindo parâmetros da Gestalt o design dos produtos é feito para prender a atenção do consumidor por meio da visão.

Publicidade e eficácia no comercial: Muitas campanhas tem impacto inconsciente, o estudo de neuromarketing mostra porque algumas causam bom impacto outras não.

Eficácia no entretenimento: Entretenimentos conduzem os consumidores a um mundo imaginário, influenciando em nossas preferências e ações.

Experiência web: O mundo web é um dos atuais principais influenciadores, por isso é importante compreender de que forma essas influencias induzem nosso subconsciente.

Tomada de decisão: Ambientes de loja são capazes de influenciar a decisão de compra. Clicando na imagem abaixo você descobre onde estão as armadilhas em cada segmento de loja:

Neuro Notícia

Muito estudiosos vem tentando explicar esta e outras perguntas que traçam o perfil do consumidor, tentado diminuir a distância entre o consumidor e a prateleira.

Vários métodos foram identificados como influenciadores como: cores, ponto de pega a prateleira, preço com final 0,99, loja perfumada, música ambiente, iluminação, disposição das prateleiras comuns e promocionais.

Se você realmente tiver curiosidade sobre o assunto este documentário produzido em 2009 caracteriza bem as soluções de entendimento que o neuromarketing vem buscando:

Neuromarketing busca então compreender os motores psicológicos conscientes ou não que leva ao ato da compra. Uma viagem ao cérebro humano é um convite irrecusável para as agências e anunciantes, a importância do assunto em questão é tão relevante que deu origem ao Laboratório de neurociência aplicada do Brasil: http://www.neurolabbrasil.com.br/

Sobre o autor

Oxigenweb

Oxigenweb

Desde 2009 inovando a comunicação através da tecnologia. Uma agência digital focada em resultados.

Deixe seu comentário

15 + dezesseis =

Comentários

Matheus Eduardo
Eu adorei o conteúdo, muito explicativo e bem elaborado, parabéns!!
Herick Dallto
Comecei a vender o curso de Neuromarketing Aplicado a Vendas e Negociações, mas antes fui pesquisar mais sobre o assunto e Aprendi muito com esse video e com as informações desse site!!!! Obrigado pela Ajuda Luana Kobayashi.