O impacto do conceito Omni Channel na sua empresa

Alana Rosa

Escrito por Alana Rosa

15 | 04 | 2015
Tempo de leitura 3 min de leitura

O sucesso de sua empresa também depende o Omni Channel. Alias você e sua empresa sabem o que é Omni Channel?

Omni channel

Omni Chanel é o termo usado para se referir a todos os tipos de canais de vendas. Seja uma loja física ou virtual, e quanto mais canais sua empresa estiver inserida mais retornos você terá. O consumidor pode começar a compra em um canal e termina-la em outro, por exemplo: usar a loja virtual para pesquisar o produto ou serviço que deseja e depois ir até a loja física para concluir a compra.

Sua empresa precisa ter todos os canais possíveis e ao mesmo tempo tratar todos como um só; garantir a qualidade em todos eles, mostrando ao seu consumidor que independente do canal ele ficará satisfeito.

Investir em Omni Channel traz alguns impactos e você precisa estar preparado. E por isso vamos adiantá-los para você:

  • Impacto tecnológico: sua empresa precisa planejar os sistemas digitais adequados para lidar com essa nova realidade. Entender sobre estratégias e ao mesmo tempo proporcionar uma compra transparente, fácil e coerente em todas as fases para o consumidor. É inimaginável não encontrar na retomada de um pedido on-line, pelo notebook, um item que havia incluído quando o pedido foi iniciado pelo tablet ou smartphone.
  • Impacto financeiro: a hora de colocar a mão no bolso preocupa qualquer um, mas são necessários investimentos para que as empresas não sejam “atropeladas” pelas exigências nos processos de informações sobre o produto e demanda por qualidade no processo de venda desse novo consumidor Omni Channel.
  • Impacto conceitual: sabendo que esse avanço tecnológico é inevitável, a capacitação das equipes de venda é a nova fronteira que pode expor desnecessariamente as falhas da empresa e as fragilidades dos produtos perante esse novo consumidor, que muito rapidamente está acumulando mais informação do que os vendedores. Todo cuidado é pouco com sua equipe.
  • Impacto aos fornecedores: A interação e as transações comerciais em tempo real, a necessidade do registro de informações dos clientes, seus hábitos de consumo e a qualidade no processo de entrega dos produtos, bem como nos processos de devolução e troca, sinalizam a importância dos fornecedores, entre outros setores operacionais. Um estudo recente da consultoria internacional Capgemini identificou a criticidade dos desafios do Omni Channel para os operadores logísticos e transportadoras, que precisarão INVESTIR de forma massiva em sistemas e em integração de processos para apoiar de forma consistente e em tempo hábil as demandas de seus clientes.

Um estudo feito pela IBM junto a mais de 30 mil consumidores, em escala global identificou que existem cinco capacidades desejadas pelos consumidores Omni Channel:

  • Preço consistente entre os diversos canais.
  • Capacidade de envio de itens “fora de estoque” na loja, diretamente para a sua casa.
  • Opção de tracking de seu pedido.
  • O mesmo portfólio de produtos, consistente em todos os canais.
  • Capacidade de devolução de compras realizadas on-line, na loja física.

Omni Channel já é uma realidade e precisa ser estrategicamente bem executado. As empresas que investem nesse tipo de tecnologia e aproveitam essas oportunidades de estar sempre atualizadas ganham pontos com o consumidor, pois proporcionam experiências mais personalizadas, que é o que todo cliente busca.

As consequências positivas são boas lembranças quando o consumidor for se referir a sua marca, passando de cliente para fã. Um passo muito importante é ouvir o cliente; Melhor tê-lo com você e ouvir suas reclamações do que simplesmente perde-lo para concorrência.

Sobre o autor

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Alana Rosa

Estudante de Publicidade e Propaganda. Movida por sonhos e pensamentos positivos.

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