O que é Endomarketing? Veja como ele mudará o rumo da sua empresa!

Murilo Souza

Escrito por Murilo Souza

02 | 12 | 2022
Tempo de leitura 4 min de leitura

Ter colaboradores trabalhando com um sorriso no rosto, produzindo bem e felizes por fazer parte da sua empresa é o sonho de todo empreendedor.

Saiba que esse cenário não é impossível de conquistar, afinal, as estratégias de endomarketing nas empresas conseguem resultados muito satisfatórios para o empreendedor e também para os colaboradores.

Mas, o que é endomarketing? Quais estratégias são essas que deixam os colaboradores felizes e produtivos no trabalho?

Siga com a gente que você vai descobrir.

O que é Endomarketing?

Endomarketing, também conhecido como Marketing Interno, é um conjunto de ações desenvolvidas por empresas que desejam criar um ótimo ambiente de trabalho para os seus colaboradores.

Essas ações envolvem incentivo, interação, ajuda no crescimento profissional e vários outros aspectos que abordaremos mais para frente.

O Endomarketing ajuda a criar um relacionamento saudável entre empresa/colaborador, não ficando apenas na relação trabalho/salário.

Se você quer ver sua empresa crescer e os seus colaboradores falando para todo mundo como é bom trabalhar lá, sempre tecendo elogios, veja como fazer endomarketing e usar as estratégias na sua empresa.

Estratégias de endomarketing para implantar na sua empresa

Estratégias de endomarketing vão muito além de uma folha sulfite no mural com os aniversariantes do mês.

O endomarketing visa criar um relacionamento mais profundo entre empresa e colaborador, melhorando a imagem da empresa entre os funcionários, além da rotina e o ambiente de trabalho.

Para começar, é fundamental ter um relacionamento e estar alinhado com o setor de RH, já que este é um setor estratégico que sempre está em contato com os colaboradores, facilitando assim a compreensão dos problemas e o que precisa ser melhorado para os colaboradores.

Confira abaixo algumas estratégias de endomarketing que você deve incluir na sua empresa:

1 – Treinamentos e capacitações

Os colaboradores precisam acompanhar o ritmo de mudança das áreas em que atuam e até antecipar tendências.

Para isso, é essencial oferecer treinamentos e capacitações para os colaboradores, tanto internas quanto externas.

Criar datas para trazer novidades e inovações do setor com palestras, apresentações, seminários e workshops é um excelente caminho.

Em relação à preparação externa, oferecer descontos ou até mesmo financiar completamente cursos (on-line ou presenciais) para os colaboradores da sua empresa mostra que você está interessado no crescimento profissional deles. 

É uma relação de ganha-ganha, já que sua empresa irá usufruir dos resultados dessa melhoria profissional do colaborador.

Uma forma de ter esse novo conhecimento usado no seu negócio é garantir que o colaborador continue por um prazo pré-determinado na empresa após a finalização do curso.

2 – Incentivos ao diálogo e pesquisa de satisfação 

Ter um canal aberto para um diálogo claro, sincero e construtivo é ótimo para saber o que está e o que não está funcionando na empresa.

Esse relacionamento aberto precisa acontecer com todos, não só com líderes de setor. 

A pesquisa de satisfação também é uma aliada nesse processo. Não tenha medo de receber feedbacks negativos, a partir deles que você terá um norte para melhorar os processos da sua empresa.

O ideal é realizar pesquisas anônimas, já que, quando você solicita o nome do colaborador quando ele vai responder uma pesquisa, a chance dele não ser totalmente sincero é grande, já que poderá ficar com medo de represálias.

3 – Eventos de integração voltados aos colaboradores

Que colaborador não deseja um happy-hour ou um fim de semana em um parque aquático financiado pela empresa?

Os eventos de integração estreitam o laço de relacionamento e o senso de pertencimento dos colaboradores, melhorando o ambiente de trabalho e tornando-o mais agradável.  

Adeque o tamanho e o financiamento desses eventos ao orçamento da sua empresa. Não precisa ser um evento grandioso, mas tente implantar essa cultura no seu negócio e veja como a satisfação e o rendimento dos colaboradores irá melhorar.

4. Benefícios para os colaboradores 

Os benefícios brilham os olhos dos funcionários e atraem também os melhores profissionais para a sua empresa.

Os benefícios vão além dos básicos vales-transporte, refeição e plano de saúde.

Explore possibilidades que aumentem o bem-estar dos colaboradores e fortaleçam a imagem da empresa, o senso de pertencimento e grau de satisfação.

Alguns benefícios que podem ser inclusos são: Gympass, horário flexível, trabalhar um dia na semana de home office, vale-cultura, auxílio terapia… Os exemplos são muitos, escolha os que mais se adequam ao seu negócio.

5. Plano de carreira 

Ter um plano de carreira definido e estruturado ajuda a fidelizar o colaborador e facilitar a sua permanência por mais tempo na empresa.

Com uma perspectiva clara do que ele precisa fazer para evoluir na empresa e subir de cargo, o colaborador tem mais segurança em relação ao seu futuro profissional com uma perspectiva de crescimento dentro da empresa.

Planos de carreira que não são tão claros ou que são claros mas o colaborador percebe que não funcionam acabam deixando o cenário confuso e aumentando a taxa de troca de emprego.

Vantagens do Endomarketing

Agora que você conhece boas estratégias de endomarketing, que tal implantá-las na sua empresa?

As vantagens são muitas, tanto para você e sua empresa quanto para os colaboradores.

Confira algumas vantagens do endomarketing:

  • Aumenta e melhora a produtividade;
  • Cria uma equipe de trabalho mais qualificada e engajada com as necessidades e objetivos da empresa;
  • Auxilia na inovação constante;
  • Aumenta a satisfação dos colaboradores com a empresa;.
  • Reduz a troca de colaboradores que vão para outra empresa;
  • Melhoria a qualidade de vida no trabalho e no clima organizacional.

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Se você é dono de uma empresa, quer implantar o endomarketing no seu negócio, mas precisa de ajuda, você está no lugar certo.

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