Projeto de Endomarketing – Formosa Day
Criar um projeto de Endomarketing precisa de uma infraestrutura técnica e mão de obra qualificada para transformar e…
Escrito por Larissa Rangel
O que é Endomarketing?
O Endomarketing, também conhecido como Marketing Interno, é uma estratégia que visa a aproximação, retenção e encantamento dos colaboradores de uma empresa, que são os principais responsáveis pelo sucesso de uma organização.
Um dos objetivos do Endomarketing é reduzir o turnover, ou seja, o índice de rotatividade da empresa.
Não tem nada melhor do que trabalhar em um ambiente que faça você se sentir acolhido e valorizado, o tão desejado emprego dos sonhos.
As ações devem ser realizadas em conjunto com a equipe de marketing, na elaboração das estratégias, e o RH, que conhece mais do que ninguém cada pessoa da equipe e o que ela precisa e espera da empresa.
Juntos, eles podem traçar o caminho ideal para o marketing institucional interno.
Mas não pense que o Endomarketing é uma ação isolada e feita esporadicamente, é algo que precisa ser feito diariamente para poder surtir efeito na vida de toda a equipe.
Além disso, fazer o uso de vários tipos de ações em conjunto pode alavancar ainda mais os efeitos desejados.
Funcionários motivados e aumento na produtividade
Um dos melhores resultados das ações de Endomarketing é o aumento da produtividade.
Os colaboradores se sentem realizados em trabalhar em uma empresa que os motiva a darem o melhor de si.
Tanto a empresa quanto a equipe ganham com isso, o crescimento é mútuo.
Exemplos de ações de endomarketing
Após pesquisar e entender a visão que os funcionários têm da empresa e conhecer o perfil deles, é o momento de traçar as estratégias de acordo com essas informações coletadas. Separamos algumas ações que podem ser aplicadas:
Investir em cursos, workshops e auxiliar na conquista de certificações.
Todo profissional deseja crescer na carreira, por isso ter uma visão de onde ele pode chegar ajuda na motivação e no desempenho durante o trabalho.
Premiações ou bônus por metas alcançadas ou melhor desempenho mensal são estimulantes para os funcionários, pois eles entendem que a empresa valoriza o esforço e o trabalho da equipe.
O reconhecimento vai além de incentivo financeiro. Muitas vezes um simples elogio e agradecimento fazem uma enorme diferença na autoestima e motivação dos colaboradores.
Após aplicar as ações de Endomarketing é importante definir e avaliar as métricas dos resultados da equipe, para fazer os ajustes necessários e verificar quais as ações podem ser melhor trabalhadas.
Fazer pesquisas de satisfação e entender como está o feedback dos colaboradores em relação ao dia a dia da empresa também é essencial.
O investimento em Endomarketing estimula os funcionários visando o aumento do desempenho e diminuindo a rotatividade.
É uma prática muito importante para todos que querem ter um ambiente saudável e funcionários motivados.
Larissa Rangel
Social Media nas horas não vagas a base de muito café.
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