O que é Inbound Marketing e como ele ajuda seu negócio a crescer?

Reinaldo Del Trejo

Escrito por Reinaldo Del Trejo

23 | 02 | 2023
Tempo de leitura 2 min de leitura

Tá pronto para saber o que é Inbound Marketing? Neste artigo da Oxigenweb, você vai ficar por dentro dessa estratégia crucial para vendas.

Partiu?! 

Definição de Inbound Marketing

Quando se pensa em tendências de Marketing, é importante ficar claro que todo trabalho é pensado em um público-alvo definido. A ideia de tentar alcançar o macro já foi desconsiderada há muito tempo, exceto marcas POP, como a Coca-Cola e Toddy, que conseguem ter um preço equilibrado e alcançam diversos públicos.

A realidade das marcas gerais não é assim. Existe um público para ser conquistado. O Inbound Marketing atua com diversas estratégias para atrair e converter clientes dentro do seu universo. 

Pense que o Inbound é um tipo de “Marketing de Atração”, ao pé da letra. Ou seja, você vai tentar ser procurado para gerar valor. Gerando valor, você agrega qualidade e consequentemente consegue vender mais, estabelecer conexões e, é claro, ter lucro.

Inbound Marketing na prática

Quando começa a falar sobre conceitos de Publicidade, Marketing e Propaganda, tudo começa a ficar conceitual demais. Primeiramente, é bom deixar claro que é impossível falar tudo sobre Inbound Marketing em um artigo como esse, mas é um primeiro passo importante.

Saia do universo empresarial e pense nas pessoas. É mais fácil entender dessa forma. O Inbound Marketing vai ser a forma como você se porta, o que comunica, sem “ser agressivo”. 

Ou seja, você está nutrindo o seu universo para que as pessoas busquem o que você faz e assim, possa consumir a sua marca.

Na prática, fazer um Blog (como esse), é uma saída estratégica interessante para Inbound Marketing. O mesmo acontece com Podcasts – que é um reforço de autoridade.

Falando nisso, tem um episódio no O² Podcast bem legal falando sobre Branding. Que é outro universo de força da marca. Assiste o episódio aí (tá embaixo).

Outras estratégias de Inbound Marketing

Existem algumas etapas importantes nas estratégias de Inbound Marketing. São elas:

Atração – criar conteúdo atraente e útil para o seu público. Blog, Canal do YouTube, Redes Sociais e um site bem segmentado.

Conversão – criar canais de fácil conversão, seja para cadastro ou compra. 

Nutrição – envie sempre conteúdos relevantes para a base.

Venda e fidelização – venda e nunca se esqueça de quem comprou. A chance de um cliente voltar a fazer compra é muito grande. 

Invista em uma agência especializada em Inbound Marketing

Seja para criação e desenvolvimento de sites, blogs, podcasts ou conteúdos relevantes, a Oxigenweb é uma Agência Digital focada em criatividade e performance.

Chega mais que o sucesso é garantido! 

Sobre o autor

Reinaldo Del Trejo

Reinaldo Del Trejo

Redator Publicitário com experiência em mídias ON e OFF. Formado em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), atua no mercado publicitário desde 2011. Apaixonado por Literatura, tem dois livros publicados: “O manipulador de Sonhos” e “101 poemas que você não precisa ler” e cursa pós-graduação em Literatura Brasileira pela UniESPG.

Deixe seu comentário

11 + 10 =