O que é marketing offline?

Adriane

Escrito por Adriane

14 | 12 | 2020
Tempo de leitura 3 min de leitura

O marketing offline nada mais é que os meios tradicionais de comunicação para divulgar um produto ou serviço. Aquele tipo de mídia que hoje nós chamamos de antigo, consiste em outdoors, pontos de venda, panfletagem e etc.

O marketing tradicional ainda traz resultados?

Na era digital o questionamento sobre a eficácia da mídia offline parece ultrapassado. Porém, o velho marketing ainda vive e traz inúmeros resultados.

Esse tipo de comunicação offline está presente todos os dias em nossas vidas, basta ir ao supermercado, parar no semáforo ou caminhar pela rua e já será o suficiente para ser bombardeado por mensagens vindas de todos os cantos.

Mas você deve estar se perguntando, porquê usar esse tipo de mídia, se o digital está em alta e pode ser bem mais eficaz? O marketing tradicional depende de uma boa estratégia, dos objetivos e do público-alvo da campanha para ser eficiente.

O fato é que esse tipo de comunicação existe há anos e ainda tem um efeito significativo na promoção de conteúdo, tanto que mesmo com o avanço da internet, ela ainda continua presente em nossa rotina.

O marketing offline tem como característica principal estabelecer uma relação de confiança e credibilidade com o seu público-alvo. Além disso, o offline se caracteriza por uma comunicação de massa e o alto poder de penetração.

Outra grande vantagem de utilizar essa forma de comunicação é a capacidade de aumentar o reconhecimento de um produto, serviço ou marca, que impulsiona sua identidade e eleva a convicção dos potenciais clientes.

Como usar o marketing offline?

O primeiro passo é conhecer o seu cliente e o público dele, mais precisamente as personas que a sua comunicação quer atingir. Com a estratégia e a persona definidas, fica mais fácil saber onde chegar.

Porém, existe uma linha tênue entre o sucesso e o fracasso desse tipo de marketing. Isso porque ao utilizar os meios tradicionais, você tem que ser criativo o suficiente para atrair e conquistar a atenção do seu público, pois o tempo de exposição ao seu conteúdo será muito curto e logo o seu possível cliente continuará seguindo o seu caminho.

Resta a você, fazê-lo lembrar da mensagem e do do produto ou serviço divulgado.

Quantos segundos uma pessoa leva para passar por um outdoor? Ou quanto tempo ela fica parada no semáforo? Esse é o tempo que você tem para atrair, impressionar e vender o seu produto ou serviço.

Sobre a panfletagem, o quão interessante deve ser um panfleto para te fazer parar a correria do dia a dia e ler o que está sendo divulgado? O que me fará querer o produto ou serviço e qual o motivo para não jogá-lo fora?

O marketing tradicional é muito mais complexo e desafiador do que pensamos e é preciso saber como utilizá-lo da melhor maneira. Esse tipo de comunicação é importante e eficiente, mas é necessário ser criativo e inteligente para ter bons resultados.

Como unir o marketing offline e o online?

Já que a era é digital, mas o bom e velho tradicional ainda funciona, porque não unir os dois tipos de mídias e ter o sucesso esperado? Sim, realmente a união do tradicional e do digital é uma boa estratégia e seus resultados podem ser surpreendentes.

Mas para isso é necessário saber trabalhar o melhor de cada uma delas. Primeiro passo, o tradicional, não substitui o digital e vice e versa. A palavra da vez é alinhar os dois e fazê-los se completarem.

Uma boa estratégia é criar campanhas offline que levem os clientes até as plataformas digitais e assim promover ações online que despertem o desejo de conhecer a marca ou até a loja física, se for o caso, como por exemplo, o uso dos QR codes, que tem esse objetivo.

A estratégia do marketing é o planejamento de todas as ações usadas para divulgar uma marca, produto ou serviço e, consequentemente, atrair mais clientes.

Esse planejamento deve ser acompanhado constantemente para ter certeza de que os resultados esperados para cada uma das ações previstas serão realmente positivos e, principalmente, para melhorar o que precisa de ajustes.

O sucesso de qualquer uma delas depende de como elas foram realizadas, de seu público e, é claro, do seu tipo de negócio.

Mas o marketing tradicional é eficaz, traz resultados satisfatórios, apesar da era digital e do domínio do marketing online. A boa e velha comunicação offline ainda vive, continua forte e sempre continuará fazendo parte da nossa rotina. Por isso, é preciso reaprender a utilizá-la, ou talvez reinventá-la, porque apesar de tradicional o que se espera do velho marketing é que ele seja inovador.

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