Aprenda a como construir uma marca forte em 2025
No cenário competitivo de 2025, a construção de uma marca forte será indispensável para quem busca relevância e…
Escrito por Karen Mie
Atualmente existem vários canais de compra permitindo ao mesmo consumidor o uso de todos eles, este consumidor se torna, portanto, multicanal e cross canal escolhendo o canal de acordo com o momento que for mais conveniente e prático pra ele e pode cruzar compras em ambientes físicos e virtuais.
Entram nessa história as próprias lojas físicas, venda porta a porta, E-ecommerce, Mobile Commerce, TV Commerce, Social Commerce em fim o varejo, por sua vez trabalha para um único consumidor, mas, de maneiras diferentes de acordo com cada canal.
O conceito de Omni Channel traz uma perspectiva mais evoluída do multicanal/cross canal uma visão de integração total, onde para o consumidor não importa qual o meio de compra e sim a experiência tem com a marca como um todo. O grande desafio para os varejistas é olhar todos os canais disponíveis e trabalhar de forma sinérgica e coordenada entre eles, integrando processos como logística, armazenamento, distribuição, atendimento ao cliente, banco de dados e marketing.
A real definição para o termo seria: não há mais diferenças entre lojas físicas ou na web. O consumidor pode procurar o produto em uma loja física e comprar pela internet ou vice-versa. Basicamente, o cliente Omni Channel é aquele que utiliza de todos os canais simultaneamente, cruzando compras em ambientes físicos e online.
Essa mudança é positiva tanto para o vendedor quando para quem está comprando. Isso resulta em um consumidor mais experiente e, por isso, os funcionários e o próprio dono da loja em questão precisam estar sempre muito bem informados sobre a mercadoria, seus processos e informações mais aprofundadas do produto ou serviço buscado.
O ponto mais importante do Omni-Channel é saber ser equilibrado e não focar em um só segmento de vendas. Isso significa que o varejista precisa saber investir bem seu tempo e dinheiro em todos os canais que o consumidor acessará para estar presente e tornar a experiência de compra melhor possível, convertendo isso em divulgação da loja e melhores vendas, gerando melhores e maiores resultados.
Com a evolução de tecnologia e para atrair a demanda de novos consumidores, atendê-los da melhor forma possível onde quer que eles estejam é uma das formas de sucesso para sua empresa. Invista nos diversos canais de vendas e veja os resultados!
Karen Mie
Estudante de Publicidade e Propaganda. Adoradora dos pequenos prazeres da vida que não abandona seu fascínio pela criação e fotografia mesmo possuindo redação como hobby.
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