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Escrito por Reinaldo Del Trejo
Para responder o que é persona no Marketing Digital, é necessário que você entenda o que é persona, o que é Marketing e o que é Marketing Digital. Parece bobagem, mas tem muita gente que tem uma definição errada desses temas.
Mas relaxa, que aqui no Blog da Oxigenweb você tira essa e outras dúvidas!
Persona é a representação científica de um cliente ideal de uma empresa. Ela é criada a partir de dados demográficos, psicológicos e comportamentais, e ajuda a entender melhor como o público-alvo vai receber a mensagem do emissor (a empresa).
Itens importantes de uma persona:
Você pode até pensar que persona é a mesma coisa que público-alvo, mas não. Persona é realmente um personagem, já público-alvo é mais abrangente, apenas como um norte genérico.
O Marketing Digital é um conjunto de estratégias que englobam o universo digital para aplicar estratégias de Marketing. Algumas estratégias incluem redes sociais, SEO, desenvolvimento e criação de sites, Google ADS, Google Display e YouTube.
Essa estratégia permite que a empresa alcance clientes de forma personalizada e com métricas mais palpáveis, comparados à Mídia Tradicional. Mas é sempre importante deixar claro que o Marketing Digital não substitui o OFF – cada um tem uma forma de atingir o público.
Se você não sabe para quem quer enviar uma mensagem, é impossível transmitir de forma clara. Aliás, até é possível, desde que você trabalhe numa pegada genérica e sem humanização.
Para construir uma relação intimista e verdadeira com o seu público, é necessário conhecer detalhadamente o que ele faz, como e por quê. Dessa forma, é possível interagir e consequentemente vender.
Sem persona, não existe venda. Mas não basta entender o que são personas, é necessário criá-las e utilizá-las no dia a dia, pensando como elas se comportam em relação a determinado conteúdo.
Esse é polêmico! Se existe confusão na definição de o que é persona, imagina só quando se fala em o que são arquétipos. O pessoal confunde mais ainda. Mas vamos lá!
Arquétipo é uma imagem ou símbolo que representa um padrão recorrente. Eles são comuns em todas as culturas e são utilizados como identidade de marca. A partir dos 12 arquétipos de Jung, é possível criar um padrão de personalidade de uma marca, estabelecendo o arquétipo principal e o secundário.
Na prática, o arquétipo é o emissor e a persona é o receptor.
Sacou a diferença?
Reinaldo Del Trejo
Redator Publicitário com experiência em mídias ON e OFF. Formado em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), atua no mercado publicitário desde 2011. Apaixonado por Literatura, tem dois livros publicados: “O manipulador de Sonhos” e “101 poemas que você não precisa ler” e cursa pós-graduação em Literatura Brasileira pela UniESPG.
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