Qual é o nível de maturidade digital da sua empresa?

João Lucas

Escrito por João Lucas

16 | 08 | 2021
Tempo de leitura 2 min de leitura

Esse é um tema muito importante a ser analisado no contexto da transformação digital que estamos vivenciando, principalmente se a organização não for capaz de se adaptar ao cenário atual será engolida pela concorrência.

Muitos empresários ao ler esse artigo vão expressar aquele pensamento: “eu preciso fazer algo”, porém, quanto mais procrastinar o movimento digital em sua organização, os concorrentes vão ganhando mais espaço.

Veja a seguir como iniciar essa revolução em sua empresa e sair na frente dos seus concorrentes. Continue a leitura, vamos descrever os passos iniciais para iniciar a sua jornada nos canais digitais.

1- Google Meu Negócio

Com a conta do Google Meu Negócio, você tem muito mais que uma ficha com as informações da empresa.

O perfil de negócio é um recurso que permite que você se conecte com os clientes através da Busca do Google e no Google Maps de forma gratuita, ou seja, é a forma mais simples do seu negócio ser encontrado através da plataforma Google, que há muitos anos é a ferramenta de busca mais utilizada no mundo.

2- Sua empresa tem um site?

            Ter um site institucional vai além de um posicionamento de Marketing. Os conteúdos precisam ser atualizados de acordo com o seu público-alvo, para que, aos poucos, ganhe autoridade no segmento e atraia clientes, investidores e fornecedores para expansão do negócio.

            Uma empresa sem site ou com uma plataforma ultrapassada e sem navegabilidade, torna-se amadora aos olhos do cliente e isso é um fator negativo no momento mais importante: a venda.

3- Mídias Sociais

Existem estudos que as pessoas buscam entrar nas redes sociais por quatro motivos (acompanhar memes, consumir conteúdo de seu interesse, seguir algum influenciador e, por final, comprar).

Hoje as redes sociais funcionam como um canal de relacionamento direto entre a empresa e o cliente, criando o processo de engajamento da marca.

4- WhatsApp como força de vendas.

Existe uma evolução de comportamento acontecendo no contexto de negócios, as pessoas querem respostas ágeis e assertivas.

Com essa mudança, o WhatsApp ganhou força nos últimos anos, principalmente nos chamados “grupos de família, amigos, etc”. Porém, as empresas precisam criar o seu canal de relacionamento com o cliente fornecendo informações rápidas e com maturidade no atendimento digital, para que, possivelmente, resulte em um número significante de vendas.

Estar no mundo digital não é mais um luxo e sim uma necessidade. Segundo dados do estudo Webshoppers (Ebit/Nielsen & Bex Banco), as vendas pela internet aumentaram 41% em 2020 – um valor total de R$ 87,4 bilhões. Essa é a oportunidade que o mercado está proporcionando e cabe a você se adaptar ou tornar-se ultrapassado. 

Sobre o autor

João Lucas

João Lucas

Professor Mestre JOÃO LUCAS DE AGUIAR AMORIN, formado em Administração de Empresas com pós-graduação na Área Gestão Organizacional, Pedagogia e Administração Estratégica. Mestre em “Ciências Empresariais e Empreendedorismo” pela Universidade do Porto-Portugal (Universidade Fernando Pessoa). Professor na Área de Gestão de Negócios, atuante em projetos de Empreendedorismo. Palestrante e consultor Empresarial. Atualmente Head de Negócios- Agência Digital Oxigenweb

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