A procura da frequência perfeita: volume de publicações atrapalha a imagem da empresa? Qual o ideal?
Escrito por Ana Luiza
Quando começamos a traçar nossas estratégias de mídias sociais uma das primeiras dúvidas que surgem é: com qual frequência eu devo postar os conteúdos em minha página e/ou perfil para que o trabalho que eu estou realizando seja eficaz? Postar muitas vezes pode distanciar ou até irritar o meu cliente? Postar pouco pode não surtir efeito algum, pois entra o velho ditado “quem não é visto não é lembrado”?
A resposta para ambas as perguntas é: depende.
Cada mídia social tem sua singularidade entre os usuários, e combinadas a horário de postagem, características de comportamento, engajamento do seu público-alvo e tipo de conteúdo fazem com que tenhamos que colocar na ponta do lápis tudo isso antes de definir quando e quantas vezes teremos que realizar as postagens.
Neste post vamos explicar um pouco mais como entender seu público e cada mídia a fim de encontrar os fatores determinantes para traçar o fluxo de postagens ideal para seu negócio, sem atrapalhar a imagem da sua empresa com seus seguidores. Continue a leitura!
A frequência de cada mídia
Para o Facebook, a recomendação é que se faça de 1 a 2 postagens diárias em sua página.
Essa frequência pode variar de acordo com o engajamento do seu público com a postagem, se irão realizar mídias patrocinadas e até mesmo tipo de postagem a ser publicada, vídeos, enquetes, posts estáticos por exemplo.
A frequência ideal também nessa rede é ligada à sua estratégia. Qual seu objetivo com determinada postagem?
Com as mudanças constantes do algoritmo do Facebook a média de tempo de vida útil de um post orgânico é em 2,5 horas e seu engajamento entre 5 e 6 horas. Leve isso em consideração quando for traçar qual sua meta com o conteúdo que está publicando.
Mais uma rede afetada pela mudança de algoritmos, o Instagram, desde a mudança de ordem de entrega de postagens do cronológica para o modo atual de preferências de usuário, deixa como base ideal de frequência de 1 a 3 postagens diárias.
Uma vantagem da rede, é seu tempo de vida útil de cada post, bem superior ao seu irmão Facebook. No Instagram, uma postagem tem a média de 48 horas de vida útil com seu engajamento diminuindo após as primeiras 6 horas.
Uma ótima forma de manter o engajamento das postagens no Instagram além do tempo médio, são as Hashtags que auxiliam usuários que muitas vezes não são seguidores de seu perfil a se conectar por afinidade de assunto, independentemente do tempo que foi postado.
Youtube
Por ser uma rede social de demanda mais tempo por necessitar de filmagem e edição de vídeo, o recomendado para o Youtube é que se faça ao menos 1 publicação semanal e se possível em um determinado dia fixo na semana para gerar periocidade de acessos com seus inscritos.
Voltada para o mundo dos negócios e com objetivos ligados a networking entre empresas e profissionais, a frequência ideal para postagens no Linkedin são de 1 a 3 postagens semanais com conteúdos mais completos, de valor e bem estruturados.
É nessa rede onde o “mais é mais” acontece! Por ser uma rede social focada apenas em imagens, a postagem e interação do Pinterest ocorre através dos pins (postagem por um usuário) e repins (quando algum usuário salva a postagem do outro), e quanto mais imagens postar, mais chances de você ser encontrado pelo seu público.
Outra vantagem do Pinterest é seu tempo de vida útil das postagens, que pode variar desde semana a até anos!
Com um dos menores tempos de vida útil de postagem (apenas 18 minutos!), o Twitter é a rede social com o maior fluxo e rapidez de informações passadas aos seus usuários. Para isso, a frequência ideal de postagens realizadas para essa rede é de 4 a 5 tweets por dia para uma estratégia eficaz.
Diversas estratégias podem auxiliar na potencialização da entrega dos seus tweets nas redes, como hashtags, entender o horário de maior fluxo do seu publico e realizar as postagens nesses horários, retweets e produzir conteúdos atuais e facilmente compartilháveis.
Tiktok
A rede social queridinha do publico jovem na quarentena, o Tiktok, também tem suas frequências ideais para maior engajamento, eficiência na comunicação e entrega de conteúdo aos usuários. Para a rede social chinesa, o ideal é uma postagem a cada 1 ou 2 dias.
Extra: Regra 3x3x3
Possivelmente você já se deparou com a instrução da regra 3x3x3 para uma estratégia digital. Mas você sabe do que se trata?
Essa regra baseia-se em publicações em 3 dias diferentes, em 3 horários distintos e com 3 chamadas diferentes.
E pra que ela serviria?
A explicação do uso dessa estratégia é aumentar o alcance do público com determinada postagem, entregando tanto para pessoas que já viram uma vez e não se interessaram de primeira, mas tem um potencial de engajamento, como também para reforçar a comunicação e a mensagem com aquelas que já viram.
É uma estratégia válida, e eficiente por ter diversas opções de aplicação.
Nesse post você pôde entender um pouco mais sobre as características de cada rede social e a frequência recomendada para cada uma delas. Mas lembre-se o ideal é que você teste, analise e entenda o comportamento de seu público com suas postagens! Não existe uma formula mágica que funcione para todas as marcas. Testando, é a forma você irá decifrar o que dá certo, e construir a estratégia perfeita para seu negócio.
Sobre o autor
Ana Luiza
Graduanda em Marketing. Carioca apaixonada em Mídias Sociais e Mundo Digital.
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