O SEO Vai Acabar?
O SEO, tal como o conhecemos, está passando por uma transformação profunda. Um exemplo recente dessa mudança é…
Escrito por Mauricio Shinmi
O SEO (Search Engine Optimization) está em constante transformação, e acompanhar essas mudanças pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua empresa. Como especialista em marketing digital, percebo diariamente como estratégias de SEO bem executadas impulsionam negócios. Por isso, reuni aqui as principais tendências que acredito serem fundamentais entre 2025 e 2027, compartilhando exemplos práticos, dados reais e dicas valiosas para ajudar sua empresa a aproveitar essas oportunidades.
O Google já declarou oficialmente que a experiência do usuário (UX) será cada vez mais relevante. Um estudo revelou que sites que carregam em menos de 2 segundos têm taxas de conversão até 74% maiores (Fonte: Think with Google).
Como aproveitar:
Exemplo: O Walmart melhorou o tempo de carregamento do site em 1 segundo e registrou um aumento de 2% nas conversões, resultando em milhões em receita adicional. (Pesquisa)
Com o avanço dos assistentes virtuais, como Alexa e ChatGPT, espera-se que até 2027, mais de 50% das buscas sejam realizadas por voz (Fonte: Gartner).
Como aproveitar:
Exemplo: Marcas que investiram em páginas específicas para perguntas frequentes viram um aumento médio de 30% em seu tráfego orgânico.
O Google prioriza conteúdos que atendem aos critérios E-E-A-T (Experiência, Expertise, Autoridade e Confiança). Conteúdos assinados por especialistas geram em média 60% mais engajamento e melhores posicionamentos (Fonte: Search Engine Journal).
Como aproveitar:
Exemplo: A HubSpot obteve crescimento significativo ao focar em conteúdos especializados produzidos por especialistas, reforçando sua autoridade digital.
Vídeos, podcasts e imagens ganharão ainda mais relevância nos resultados das buscas. Até 2027, vídeos representarão mais de 80% do tráfego global da internet (Fonte: Cisco Annual Internet Report).
Como aproveitar:
Exemplo: Neil Patel aumentou em 40% o tráfego orgânico de seu canal no YouTube ao otimizar corretamente seus vídeos.
Segundo dados oficiais do Google, cerca de 46% das buscas possuem intenção local. Empresas que dominam o SEO local têm vantagens significativas em tráfego e faturamento.
Como aproveitar:
Exemplo: Uma clínica odontológica regional aumentou em 30% os agendamentos após aprimorar sua presença local no Google.
Sites com problemas técnicos frequentes perdem, em média, 30% do tráfego orgânico devido à queda nas posições de busca (Fonte: SEMrush).
Como aproveitar:
Exemplo: Uma loja online aumentou seu tráfego orgânico em 45% após solucionar problemas técnicos identificados em auditorias.
Tenho certeza que aplicando essas estratégias, sua empresa estará bem à frente no competitivo mercado digital dos próximos anos. Acompanhei inúmeros casos de sucesso que comprovam o impacto dessas tendências na prática.
Se precisar de ajuda para dar os primeiros passos ou tiver dúvidas sobre como implementar essas dicas no seu negócio, eu e minha equipe na Oxigenweb estamos prontos para ajudar você.
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E claro, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar sua experiência. A troca de conhecimento é sempre bem-vinda!
Mauricio Shinmi
Com 17 anos de experiência na área de marketing digital e SEO, está na lista dos 50 maiores especialistas de Wordpress do Brasil, faz parte do conselho de tecnologia e inovação de Presidente Prudente - SP, certificado 8'Ps, UX, Google Sales e sócio fundador da Oxigenweb.
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