Como o setor de TI pode reduzir os impactos ambientais?
Escrito por Reinaldo Del Trejo
Saber como o setor de TI pode reduzir os impactos ambientais é o primeiro passo de uma empresa que pensa no planeta a curto, médio e longo prazo. Para isso, é essencial entender o impacto da tecnologia no meio ambiente e o que pode ser feito para diminuir essa emissão.
A otimização do impacto tecnológico
Uma pesquisa realizada com líderes dos setores de Tecnologia da Informação do Google Cloud chegou ao resultado de que 90% dos entrevistados afirmam que a sustentabilidade é uma prioridade.
Essa mesma pesquisa chegou a três tópicos que devem ser levados em consideração:
1 – Data centers criados para otimizar os recursos, fornecendo mais potência para a tecnologia utilizada no dia a dia.
2 – Utilização de energia renovável e neutralização do carbono;
3 – Diminuição do desperdício de energia com a reforma dos softwares.
A Tecnologia de informação e a redução dos impactos ambientais hoje
A Tecnologia da Informação reduz o uso de materiais, como papéis e tintas para impressão a partir da virtualização dos documentos. Outro ponto a ser considerado é a otimização do tempo.
Por exemplo, a criação de aplicativos e sistemas para reduzir a demanda das empresas faz com que o impacto ambiental causado por mais funcionários e equipamentos tecnológicos seja maior.
Isso pode dar a entender que haverá uma redução dos empregos. Mas a verdade é que isso muda a forma da empregabilidade.
Um exemplo pode ser visualizado na agricultura de alta escala – no passado, eram necessários vários profissionais para um processo de colheita.
Hoje, a tecnologia otimizou o processo e os profissionais passaram a trabalhar em outras funções.
A Oxigenweb e o setor de TI
A Oxigenweb é uma agência digital com foco em dois braços: desenvolvimento e marketing. A empresa já entregou diversos sites e landing pages para grandes clientes, como a Caloi e a Cabaré.
A empresa oferece um serviço para otimizar o tempo das empresas – auxiliando diretamente na redução dos impactos ambientais.
A Oxigenweb aposta no futuro do planeta.
Sobre o autor
Reinaldo Del Trejo
Redator Publicitário com experiência em mídias ON e OFF. Formado em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), atua no mercado publicitário desde 2011. Apaixonado por Literatura, tem dois livros publicados: “O manipulador de Sonhos” e “101 poemas que você não precisa ler” e cursa pós-graduação em Literatura Brasileira pela UniESPG.
Deixe seu comentário