Aprenda a como construir uma marca forte em 2025
No cenário competitivo de 2025, a construção de uma marca forte será indispensável para quem busca relevância e…
Escrito por Rebeca
Você sabe o que é Social Listening? Traduzido ao pé da letra, soa como “escuta social”.
É um conjunto de ações cujo objetivo é identificar conversas e comentários relevantes para a marca diante das redes sociais, sempre com base em temas e termos específicos ao universo da comunicação do negócio em questão.
Essas ferramentas de Social Listening ouvem o público mesmo à distância, se mantendo informado sobre os assuntos interligados aos negócios da marca e monitorando palavras-chaves que estão sendo abordadas online.
Através disto, é possível observar o que seu concorrente anda fazendo, o que o mercado está oferecendo e buscando, as necessidades do público-alvo, entre outras. Então, no final das contas, você irá escutar o que está sendo dito sobre sua marca e assuntos correlatos, para conseguir insights e interagir com seu público.
– Monitoramento de marca: Através de palavras-chaves
– Oferecer suporte ao cliente:
De acordo com uma pesquisa da Hootsuite, 59% dos americanos com contas em redes sociais pensam que o serviço ao cliente por meio das mídias sociais fez com que seus problemas fossem resolvidos mais facilmente.
Com a junção do monitoramento das redes, é importante sempre buscar soluções rápidas para os clientes, para que dessa forma, seja reduzido o impacto negativo com reclamações e dores do cliente diante do serviço ou produto oferecido pela empresa.
As redes sociais estão em constante mudança e sempre com novas ideias e estratégias para com o público e se manter atualizado é essencial, para não deixar passar oportunidades de crescimento para sua marca.
Essa atenção com seus concorrentes que atuam no mesmo ramo que sua empresa pode te ajudar a ter novos insights e separar práticas que dão certo e as que não dão certo.
Entre outras.
Para colocar todos os pontos da estratégia de Social Listening em prática, indicamos algumas ferramentas que podem facilitar seu dia a dia na hora de monitorar.
– Tweetdeck: é uma plataforma exclusiva do Twitter que permite uma busca de palavras-chaves dentro da rede.
– Google Trends: te ajuda a acompanhar o crescimento de buscas por palavras-chaves além de trazer os principais termos em alta nas pesquisas
– Mention: ele vai além do rastreamento das redes sociais e pode te ajudar na hora de identificar aparições em outras mídias e jornais.
– Quintly: é mais completa e profunda, entregando um panorama sobre a sua empresa em todo o universo digital.
E aí, deu para compreender sobre esse universo fantástico do Social Listening? É incrível! Não deixe para depois e comece já a aplicar na sua empresa.
Rebeca
Formada em Publicidade e Propaganda, apaixonada pelo mundo digital, criação de conteúdos e fotografia. Atuante em Social Media.
Deixe seu comentário