Tendências do Marketing para 2023

Oxigenweb

Escrito por Oxigenweb

05 | 01 | 2023
Tempo de leitura 2 min de leitura

2023 começou com tudo e com ele as tendências do Marketing para se adaptar aos novos formatos. Com as novas mídias, as mudanças são rápidas e isso pode ser um grande problema (se não tiver uma equipe como a O² por trás, é claro). 

Humanização da marca

A humanização da marca vem com tudo desde a criação do TikTok e Reels. Mostrar o rosto gera uma identidade com o público e o algoritmo entrega mais. Aderir a algumas trends também é legal, desde que não seja RIDÍCULO – brincar com algumas dancinhas em uma marca descolada é legal, agora se for uma marca séria, vai ser ridículo. Entendeu a linha tênue?

Isso já acontecia nos antigos comerciais de TV com Prova Social de consumidores e também a fala de diretores de empresas. Acabou se perdendo no caminho da criação do Facebook e Instagram e agora está de volta.

Marketing Digital e o Slow Content

Da mesma forma que a produção de conteúdos rápidos fazem sucesso, uma tendência do Marketing é o aprofundamento de conteúdos, criando uma comunidade. Para isso, os conteúdos longos e mais elaborados estão ganhando cada vez mais espaço.

Mas é necessário criar conteúdos que façam sentido. Antes de pensar no algoritmo, é crucial levar em consideração a qualidade. Lembre-se que é mais importante criar 2 conteúdos excelentes do que 4 mais ou menos. Isso também mostra maturidade da marca. 

Ninguém aguenta 72 stories em um dia, né?  

Estratégia de Marketing

Muitos vendedores de conteúdo de Marketing Digital inventaram que a quantidade é superior à qualidade. Isso vai contra o posicionamento da marca. Mesmo que o conteúdo “suma” em 24 horas, é essencial que ele carregue valor.

Pense em estratégias de marketing e planejamento, seguindo a linha do Storytelling. 

Storytelling e a tendência do Marketing

Você pode estar pensando que bicho é esse. Mas relaxa que é só mais um nome importado com significado simples. O Storytelling é a criação de uma jornada, uma história sendo contada da marca a partir de um ciclo.

Toda história tem começo, perrengues e fim. A ideia de criar ciclos para campanhas e projetos é essencial para afunilar as vendas.

E os influenciadores? 

Não tem como esquecer dos influenciadores. Eles são muito importantes para gerar prova social e valor para a marca. Mas é importante que siga a linguagem e público-alvo. 

Ana Maria Braga seria excelente para marca de comida, mas imagina ela fazendo anúncio de um Play 5. Nada a ver, né? Claro que esse exemplo foi exagerado, mas é importante ficar de olhos bem abertos.

Número de alcance genérico está longe de alcance segmentado. Você pode até conseguir exposição de marca, mas não vale a pena. Não tem sentido investir dinheiro e esforço sem estratégia de marketing

Outros pontos da tendência do Marketing para 2023

A evolução do Marketing é de tirar o fôlego. Nos últimos anos, muita coisa vem acontecendo e é importante consumir as plataformas digitais e tradicionais para conseguir a produção de conteúdo assertivo e eficiente.

O padrão de fortalecimento de marca, se importar com o público, continua de pé. 

Se você tem uma marca, é importante procurar uma agência digital e tradicional para levar o seu projeto para frente. Não seja amador com o seu maior patrimônio, deixe que pessoas capacitadas levem o nível da sua marca a outro patamar. 

A Oxigenweb tem uma equipe experiente para oferecer estratégias de marketing a curto, médio e longo prazo.

O resultado vai ser o seu sucesso!

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Desde 2009 inovando a comunicação através da tecnologia. Uma agência digital focada em resultados.

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