Não fique por fora: conheça as tendências de marketing para 2024

Murilo Yuji

Escrito por Murilo Yuji

15 | 12 | 2023
Tempo de leitura 2 min de leitura

O mercado do marketing está em constante transformação, exigindo que os profissionais da área estejam sempre se adaptando às mudanças para não perderem seu lugar no mercado.

No artigo abaixo, conheça as tendências de marketing para 2024 e saiba o que esperar para o futuro!

O marketing em 2023

O ano de 2023 foi marcado pela popularização das ferramentas automatizadas. A inteligência artificial no marketing pode realizar diversas funções e seu uso tende a aumentar ainda mais, exigindo profissionais que saibam utilizar essas ferramentas a seu favor.

Valores culturais

Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à forma com que as marcas se posicionam nas redes sociais. 

Segundo um relatório do Boston Consulting Group – uma importante empresa de consultoria empresarial-, 89% dos consumidores brasileiros dizem estar dispostos a fazer um esforço para comprar de empresas que apoiam causas relevantes para eles. 

Assim, cabe às empresas considerar a gestão de risco e assegurar que estejam bem informadas em relação a questões amplas da sociedade.

A gestão das marcas encontra a cultura do cancelamento

Uma tendência de marketing que se relaciona diretamente ao interesse com questões da sociedade é a necessidade das marcas de tomarem cuidado com a desaprovação de grande parte do público.

O próximo ano favorecerá empresas que se posicionem a respeito de questões sociais e ambientais de forma consistente a seu DNA, mesmo que isso possa causar polêmicas. 

Esse cuidado se estende até mesmo à contratação de influenciadores digitais, trazendo a necessidade de um amplo conhecimento sobre o artista e seu público.

Cresce a necessidade de inovação

Todas as empresas precisam de inovação. No entanto, os índices de inovação pós-pandemia para a maioria das empresas está abaixo do esperado.

Segundo um estudo da consultoria McKinsey & Company, as marcas percebidas como inovadoras pelos consumidores estão crescendo três vezes mais que as outras. Esse resultado levou à tendência de muitas marcas voltarem a buscar a inovação.

A pesquisa, realizada em 2023, analisou dados de 2.500 marcas em 14 países. Os resultados mostraram que as marcas inovadoras tiveram um crescimento de 12% em vendas e 15% em valor de marca, em comparação com as marcas não inovadoras, que cresceram 4% e 5%, respectivamente.

Conteúdos em vídeo

Uma tendência de marketing que já está muito presente é a grande presença de conteúdos em vídeo, principalmente os vídeos mais curtos seguindo os padrões da maioria das redes sociais. Essa tendência tende a aumentar ainda mais.

Conteúdo humanizado

É esperado que, buscando gerar uma identificação mais forte com o seu público-alvo por meio de um diálogo mais espontâneo, as empresas invistam em conteúdo humanizado.

Essa abordagem busca alcançar uma conexão mais pessoal com o consumidor por meio de uma linguagem mais sentimental, autêntica e criativa, criando a sensação de estar se comunicando diretamente com uma pessoa.

Avanço das inteligências artificiais

Uma das tendências de marketing para 2024 mais esperadas é o uso das inteligências artificiais com finalidades diferentes do que usamos hoje. 

Muitas marcas estão apostando em proporcionar uma experiência única para cada consumidor, possibilitando a personalização de sites e produtos. Além de auxiliar nos processos criativos, as IA’s podem ser peça essencial para facilitar e melhorar esse processo de personalização.

Outro uso possível para as inteligências artificiais é o processamento de dados, podendo usar esses dados para uma série de personalizações, automatizações e oferta de suporte aos consumidores.

A Oxigenweb

A Oxigenweb é uma agência que está sempre por dentro das tendências de marketing, sempre buscando inovar e melhorar os processos. Entre em contato e saiba qual a estratégia de marketing certa para sua empresa se destacar no mercado!

Sobre o autor

Murilo Yuji

Murilo Yuji

Dando os primeiros passos no universo publicitário. Atua na Oxigenweb e está no primeiro ano da faculdade. Respira criatividade e busca referências no universo literário e na cultura pop.

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