A onda de sites de
compra coletiva no Brasil chegou a todo vapor no final de 2010, e assim com diversos sites surgindo a cada dia em cada cidade, o numero de sites chegou a 1.200 no inicio de 2011, de acordo com a pesquisa elaborada pela e-bit e com apoio da
Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.
O novo modelo de
comercio eletrônico no Brasil, rapidamente conquistou milhares e milhares de novos compradores, porém, como todo grande negocio a concorrência começou a ficar apertada, pois além das grandes empresas com sites em diversas cidades do Brasil, muitos outros sites regionais foram surgindo e ganhando espaço neste novo mercado.
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Como todo segmento, os novos
sites de compra coletiva colecionaram grandes vantagens e desvantagens ao longo destes primeiros meses. E sobre essas vantagens e desvantagens observou-se que muitas delas estão relacionadas as empresas que fazem a “promoção”, que em alguns casos não tem suporte ou estrutura para atender a demanda de clientes.
A grande vantagem dos sites de compra coletiva é que oferece aos estabelecimentos uma oportunidade de apresentar seus serviços/produtos para milhares de clientes, e assim tomar essa oportunidade como uma grande chance de fazer novos clientes, que até então não conheciam ou freqüentavam o estabelecimento.
Visto como uma forma de publicidade e não como uma forma de ganhar dinheiro no primeiro momento, o estabelecimento tem praticamente lucro zero, porém, os serviços agregados ou o leque de opções que o estabelecimento oferece pode ser uma oportunidade para que a empresa tenha algum lucro com essa demanda de clientes.
A vantagem de trazer muitos clientes gerados através do
site de compra coletiva, pode se transformar rapidamente em uma desvantagem, pois se estabelecimento não cumprir com o combinado, não atender o cliente de forma igual ao se padrão ou até mesmo se recusar a oferecer a “oferta” proposta no site, toda a vantagem e investimento em publicidade pode se transformar em um grande pesadelo.
Desta forma muitas empresas que fizeram seus anúncios em sites de compra coletiva, não conseguiram o retorno esperado, pois por não oferecerem o mesmo que foi proposto no site, muitos clientes tem reclamado e deixado de lado o estabelecimento que fez tal anuncio. Outra reclamação constante entre os clientes é o tratamento diferenciado que o cliente recebe de quando compra uma
“promoção”, ou até mesmo o pedido que não vêem como de costume, ou como combinado.
Uma das piores reclamações entre os clientes de compra coletiva é o “falso desconto”, que acontece quando o estabelecimento tem um
produto/serviço por um determinado valor, e quando vai fazer um anuncio, ele aumenta este valor de forma significativa e depois da o desconto, o que na realidade não chega a ser o desconto real, que geralmente é de
50% a 90%.
Assim os sites de compra coletiva começam a enfrentar um novo desafio para não perder seus compradores. Agora eles precisam garantir que os anunciantes ofereçam seus produtos/serviços com a mesma qualidade e atendimento de um cliente normal.
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