Black Friday bate recorde de faturamento
Escrito por Mauricio Shinmi
Na contramão do atual cenário econômico do país, a Black Friday, uma das maiores datas de varejo, bateu recorde de movimentação. A famosa “sexta-feira negra” alcançou a marca de R$ 1.536.580.634 bilhão. Os dados são da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude para transações comerciais de diversos segmentos do mercado, em parceria com o Busca Descontos, organizador daBlackFriday.com.br.
A cifra é maior que a projeção feita pelas empresas em outubro,- que foi de R$ 978 milhões – e também representa um crescimento de 76% em relação a 2014, que movimentou R$ 872 milhões. O levantamento mostra ainda que foram realizadas 3.122.843 milhões de transações durante a ação, 49% a mais que o ano passado.
“Mesmo com o cenário econômico instável, o consumidor aproveitou a data para economizar e antecipar as compras de Natal, por isso conseguimos alcançar um número tão expressivo”, comenta Juliano Motta, diretor geral da BlackFriday.com.br.
“O aumento do faturamento também pode ser explicado pelos investimentos dos varejistas na data, principalmente em tecnologia, fazendo com que os sites não ficassem fora do ar e fortalecendo a importância do relacionamento com o consumidor”, afirma Omar Jarouche, gerente de inteligência estatística da ClearSale.
Fraudes evitadas
No que diz respeito as fraudes na Black Friday, a ClearSale informa que, no total, R$ 4.998.990 foram evitados em perdas. No Sudeste, foram R$ 2.657.156 em fraudes evitadas. No segundo lugar ficou o Nordeste, com R$ R$ 1.056.251, seguido por Centro-Oeste (R$ 592.778), Sul (R$ R$ 475.285) e Norte (R$ 193.982).
De acordo com Jarouche houve um aumento de fraudes evitadas de 2014 – que foi de R$3058.936 – para 2015 apenas por conta do elevado número total de pedidos. “Os criminosos tentam fraudar todo o tempo, seja em datas especiais ou não, mas felizmente o número de bons compradores é sempre maior e não há com o que se preocupar, pois existem empresas especializadas em prevenir as fraudes na internet”, complementa.
Volume de vendas por região, gênero e faixa etária
O ranking com mais vendas entre as regiões do país foi ocupado em primeiro lugar pelo Sudeste, com R$ 970.548.043, seguido Nordeste (R$ 220.294.064), Sul (R$ 211.573.469), Centro-Oeste (R$ 101.925.201) e Norte (R$ 32.239.854).
Dentre as cidades, a primeira posição fica com São Paulo, com R$ 194.266.787, seguida pelo Rio de Janeiro (R$ 116.681.834), Belo Horizonte (R$ 34.824.138), Brasília (R$ 32.849.656), e Curitiba (R$ 23.193.279).
Já na divisão entre gêneros, 53% das transações foram feitas por homens, enquanto as mulheres responderam por 46% da fatia. Enquanto isso, na distribuição por idade, a faixa entre 31 e 40 anos foi a que mais consumiu – ficando com 33% do bolo. As pessoas entre 41 ou mais vieram logo em seguida, com 29%.
Por fim, as categorias com mais transações registradas foram Eletrodomésticos (R$ 370.853.035), Celulares e Smartphones (R$ 327.898.435), Eletrônicos (R$ 240.154.977), Informática (R$ 146.995.245) e Móveis (R$ 74.157.824).
Fonte: E-commerce News
Sobre o autor
Mauricio Shinmi
Com 17 anos de experiência na área de marketing digital e SEO, está na lista dos 50 maiores especialistas de Wordpress do Brasil, faz parte do conselho de tecnologia e inovação de Presidente Prudente - SP, certificado 8'Ps, UX, Google Sales e sócio fundador da Oxigenweb.
Deixe seu comentário