Black Friday 2024 em números: dados e insights para aumentar suas vendas
Você está pronto para descobrir como a Black Friday 2024 pode transformar seus resultados de vendas? No ano…
Escrito por Diogo Faquinha
O mega evento promocional norte americano, conhecido em todo o mundo, por seus super descontos e limpa de estoque das principais lojas americanas, chegou ao Brasil em 2010, quando os principais e-commerces fizeram sua primeira “sexta-feira negra”. Entretanto, no Brasil a Black Friday já tem o seu “jeitinho brasileiro” de ser e em muitos casos se torna uma grande frustração para os consumidores desta data.
No Brasil, a Black Friday já se tornou popular entre as milhares de lojas virtuais que participam desta grande data, porém, a maneira com que a promoção vem sendo efetuada gerou desconfiança entre os consumidores da web, que já apelidaram a Black Friday Brasil de Black Fraude com o slogan “Tudo pela metade do dobro”.
Essa repercussão negativa, é devida a grande falta de compromisso de algumas lojas brasileiras, que dias antes da mega promoção, aumentam os preços de seus produtos de forma bem significativa, e quando chega a grande data do Black Friday Brasil, oferecem os “mega descontos”, que na verdade são os preços originais dos produtos.
Outro ponto negativo da Sexta Feira Negra no Brasil, é a dificuldade na logística de entrega dos produtos, que em muitos casos não chega até ao cliente na data combinada.
Além destes problemas, não podemos esquecer de falar também das fraudes, que nesta data se intensificam, sites e e-mails falsos, que levam os consumidores mais desavisados a realizar compras.
Contudo, a promoção Black Friday pode ser bem aproveitada. Com muita cautela, o consumidor deve se certificar da veracidade do site, o PROCON por exemplo, disponibilizou uma lista com mais de 400 sites NÃO CONFIÁVEIS para as compras.
A empresa Reclame Aqui, também colabora com a segurança do comércio eletrônico, disponibilizando uma ferramenta de monitoramento, que permite denunciar práticas ilegais da empresa e até conferir a reputação da mesma antes de efetuar a compra.
Algumas ferramentas de buscas também colaboram para que o consumidor possa monitorar e encontrar facilmente os melhores preços: Buscapé, BuscaDescontos e Zoom.
Diogo Faquinha
Com formação acadêmica em administração de empresas e marketing digital, conta com 17 anos de experiência profissional na área digital. É sócio na Oxigenweb Agência Digital.
Deixe seu comentário