Black Friday Brasil, tudo pela metade do dobro!

Diogo Faquinha

Escrito por Diogo Faquinha

27 | 11 | 2014
Tempo de leitura 2 min de leitura

O mega evento promocional norte americano, conhecido em todo o mundo, por seus super descontos e limpa de estoque das principais lojas americanas, chegou ao Brasil em 2010, quando os principais e-commerces fizeram sua primeira “sexta-feira negra”. Entretanto, no Brasil a Black Friday já tem o seu “jeitinho brasileiro” de ser e em muitos casos se torna uma grande frustração para os consumidores desta data.

BlackFraude

No Brasil, a Black Friday já se tornou popular entre as milhares de lojas virtuais que participam desta grande data, porém, a maneira com que a promoção vem sendo efetuada gerou desconfiança entre os consumidores da web, que já apelidaram a Black Friday Brasil de Black Fraude com o slogan “Tudo pela metade do dobro”.

Essa repercussão negativa, é devida a grande falta de compromisso de algumas lojas brasileiras, que dias antes da mega promoção, aumentam os preços de seus produtos de forma bem significativa, e quando chega a grande data do Black Friday Brasil, oferecem os “mega descontos”, que na verdade são os preços originais dos produtos.

Outro ponto negativo da Sexta Feira Negra no Brasil, é a dificuldade na logística de entrega dos produtos, que em muitos casos não chega até ao cliente na data combinada.

Além destes problemas, não podemos esquecer de falar também das fraudes, que nesta data se intensificam, sites e e-mails falsos, que levam os consumidores mais desavisados a realizar compras.

Contudo, a promoção Black Friday pode ser bem aproveitada. Com muita cautela, o consumidor deve se certificar da veracidade do site, o PROCON por exemplo, disponibilizou uma lista com mais de 400 sites NÃO CONFIÁVEIS para as compras.

  • Vale lembrar que em caso de arrependimento de compra ou troca o prazo deve ser consultado no Código de Defesa do Consumidor.

A empresa Reclame Aqui, também colabora com a segurança do comércio eletrônico, disponibilizando uma ferramenta de monitoramento, que permite denunciar práticas ilegais da empresa e até conferir a reputação da mesma antes de efetuar a compra.

Algumas ferramentas de buscas também colaboram para que o consumidor possa monitorar e encontrar facilmente os melhores preços: Buscapé, BuscaDescontos e Zoom.

Sobre o autor

Diogo Faquinha

Diogo Faquinha

Com formação acadêmica em administração de empresas e marketing digital, conta com 17 anos de experiência profissional na área digital. É sócio na Oxigenweb Agência Digital.

Deixe seu comentário

três × dois =