Dicas de SEO para E-commerce 2024
Você sabia que 93% dos consumidores começam sua jornada de compra com uma busca online? Neste cenário, a…
Escrito por Jaqueline Lopes
Foi divulgado essa semana no site da Serasa Experian uma notícia bem interessante que quero compartilhar com vocês.
A notícia informa que no mês de junho deste ano (2014), os e-commerce (lojas virtuais) ficaram em 4º lugar dos sites mais visitados no Brasil, ficando uma fatia de 3,95% da participação de visitas, ficando atrás de “Internet e Computadores” (51,35%), que inclui buscadores e redes sociais, “Entretenimento” (16,87%), “Adulto” (4,74%) e à frente de “Negócios e Finanças” (3,75%), aponta a Hitwise, ferramenta global de inteligência da empresa.
No e-commerce foi criado um “grupo” de categorias onde são classificado através de diversas ramificações.
A categoria ”Classificados”, que engloba sites em que pessoas anunciam seus produtos, ficou em primeiro lugar na preferência dos internautas no país, com 31,43% de participação de visitas em junho de 2014. A categoria “Lojas de Departamento” ficou em segundo lugar no ranking do grupo “Compras e Classificados”, com 22,87% de participação de visitas.
Em terceiro lugar ficou a categoria “Moda e Acessórios”, com 13,72% de participação. Já na quarta posição apareceu a categoria “Leilões”, com 12,20%, seguida de “Recompensas e Diretórios”, que agrupa sites como comparadores de preço, compras coletivas, sites de cupom e programas de fidelidade, com 9,65%.
Em sexto lugar esteve a categoria “Esporte e Fitness” (7,61%), seguida de “Saúde e Beleza” (6,27%), “Atacado e Vendas por Relacionamento” (4,43%), “Eletrônicos e Eletrodomésticos” (3,05%) e “Casa e Jardim” (1,93%).
Em junho de 2014, a categoria de sites mais visitada antes do grupo “Compras e Classificados” foi “Ferramentas de Busca”, representando 37,64% do volume de visitas que a categoria recebeu a partir de outros sites, seguida por, “Classificados” (9,08%), “Sites de e-mail” (8,69%) e “Redes Sociais e Fóruns” (6,74%).
A região Sudeste teve 60,35% da participação de visitas aos sites do grupo “Compras e Classificados” no período de 12 semanas terminado em 28 de junho, seguida da região Sul, com 16,28%, Nordeste, com 12,01%, Centro-Oeste, com 7,80%, e Norte, com 3,56%.
O estado com maior participação de visitas aos sites do grupo “Compras e Classificados” no período de 12 semanas terminado em 28 de junho foi São Paulo, com 34,72%, seguido do Rio de Janeiro, com 14,26%, e Minas Gerais, com 10,61%. O Paraná ocupou a quarta posição, com 7,48% de participação de visitas ao grupo de categorias no período, seguido de Rio Grande do Sul (5,67%), Santa Catarina (4,10%), Bahia (3,73%), Distrito Federal (2,64%), Goiás (2,30%), Pernambuco (2,12%), Espírito Santo (2,01%), Ceará (1,69%), Mato Grosso (1,22%), Pará (0,95%), Mato Grosso do Sul (0,90%), Paraíba (0,82%), Rio Grande do Norte (0,75%), Maranhão (0,74%), Sergipe (0,69%), Alagoas (0,61%), Piauí (0,45%) e Rondônia (0,45%).
Os cinco estados que menos tiveram participação de visitas à categoria no período foram Amazonas (0,43%), Tocantins (0,29%), Acre (0,18%), Roraima (0,09%) e Amapá (0,06%).
Fonte: serasaexperian.com.br
Jaqueline Lopes
Formada em Publicidade e Propaganda. Analista de Marketing Digital. Atuante em estratégias de SEO, Google Adwords, Google Shopping e Redes Sociais.
Deixe seu comentário